5 Aspectos a serem observados antes de realizar um investimento

Em entrevista para Huffpost, Anderson Thees, sócio fundador e administrador da Redpoint eventures – o primeiro fundo de Venture Capital em solo brasileiro com sócios no Vale do Silício -, fala sobre sua carreira e os aprendizados obtidos, suas conquistas e os cinco pontos que ele precisa observar antes de fazer um investimento.

Empreendedor em tecnologia e desenvolvedor de softwares, Anderson usa a sua experiencia pessoal para contribuir com as histórias e necessidades dos empreendedores em quem investe. Há várias empresas em seu portfolio hoje, dos mais diversos setores, cada uma com suas particularidades e culturas.

Parte da missão da Redpoint, desde o primeiro dia é construir uma empresa líder de VC que contribui com o ecossistema empreendedor e saudável. Essa postura faz parte da aproximação para fazer investimentos em startups promissoras no setor sem fins lucrativos e que visam melhorar a eficiência no país.

A realização da qual tenho mais orgulho e o investimento mais bem sucedido foi aumentar o fundo inicial da Redpoint eventures, uma VC pioneira para acelerar as férteis oportunidades na internet no Brasil. Nós fomos o primeiro fundo brasileiro de capital de risco estabelecido em parceria com o Vale do Silício para trazer ao Brasil as melhores práticas de investimento de risco desenvolvidas há décadas, podendo assim ajudar a promover o seu emergente ecossistema de empreendedorismo tecnológico – afirma Anderson.

Anderson Thees

 

5 Aspectos a serem observados antes de realizar um investimento:

> 1. Primeiro e, acima de tudo, trata-se da equipe: como seus antecedentes individuais se juntam para criar mais sinergias, quão resistentes são e o que eles conseguiram antes. Importantemente, também medimos sua capacidade e abertura para ouvir, aceitar feedback e se adaptar

> 2. Understanding of industry and market: Com o tempo perceberam que uma empresa bem sucedida fora do país, não necessariamente será um sucesso no Brasil, o modelo de reproduzir de forma idêntica pode não funcionar, é preciso levar em consideração os valores culturais e hábitos locais para garantir a aceitação.

Outro ponto importante é o conhecimento dos executivos em relação ao negócio, a capacidade de ter mais sucesso que seus concorrentes e trazer ofertas mais atraentes para o mercado de forma mais rápida.

> 3. Tamanho do mercado: O tamanho total do mercado e se há uma grande oportunidade de crescimento e um dos principais critérios de decisão. Passa-se muito tempo considerando se o tamanho do mercado é grande o suficiente para permitir uma expansão significativa e rápida.

> 4. O problema que está sendo resolvido pelo empreendedor: Alinhado com o tamanho do mercado, um outro critério é o quão difícil e importante o problema que está sendo resolvido é. Ou seja, se o problema que estão resolvendo realmente importa e impacta sobre os indivíduos, bem como sobre a economia global do Brasil.

> 5. Paixão: Este é um aspecto vital que precisamos ver antes de fazer um investimento. Sem paixão é improvável que os empreendedores tenham sucesso. É preciso muita energia e resiliência para ser o fundador de uma startup. A paixão os mantém em pé.

Quer saber mais detalhes e ler a matéria na íntegra (em inges), clique aqui.

 

Fonte: Texto original escrito por: Emily Johnson with Adam Mendler para o HUFFPOST