Instituto israelense testa impressora 3D para metal

Entrou em operação no IMM (Instituto de Metais de Israel) um sistema revolucionário de impressão 3D. O equipamento foi projetado para imprimir componentes de metal, como titânio.

A tecnologia de impressão tridimensional de componentes metálicos, ou “estratificação”, é considerada um campo inovador que ficou conhecido como a “terceira revolução industrial”.

printer

Essa tecnologia deve se tornar uma parte integral da pesquisa e produção no aeroespaço e nas indústrias de serviços de saúde (medicina e odontologia), uma vez que é relevante para qualquer área onde se exige produção de componentes metálicos minúsculos, especialmente aqueles caracterizados por uma geometria particularmente complexa ou projetados para o trabalho em condições extremas.

O sistema já imprimiu um protótipo de tanque de combustível para um nanossatélite, também desenvolvido na empresa. Os planos futuros incluem a impressão de lâminas de motor, implantes para joelhos e outros.

3d-metal-printer

O novo sistema, fabricado pela empresa sueca Arcam, usa um feixe de elétrons (EBM) ou um vácuo que manipula campos elétricos e magnéticos para derreter partículas de pó metálico. Seu inovador sistema de fundição é mais seguro, barato e confiável que os métodos predominantes usados hoje, baseados em feixes de laser.

Outra vantagem é a sua habilidade de trabalhar com uma variedade de ligas metálicas, uma vez que a transição entre elas é muito mais simples que os sistemas baseados em laser. O custo total do sistema (compra, instalação, treinamento e aparelhos de entrada e saída) chega a cerca de US$ 982 mil e foi parcialmente financiado pelo Ministério da Economia israelense.