A continuidade da crise econômica e política afetará o crescimento das práticas inovadoras das empresas brasileiras?

Se você tem se feito essa pergunta, saiba que as empresas têm investido em inovação com perspectiva de sair da crise!

Segundo o jornal Valor Econômico (em matéria publicada em 04/07/2017), o percentual de empresas que investem mais que 5% da receita líquida em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) aumentou de 20% para 24%. Já entre aquelas que investem entre 3% e 5% houve estabilidade nos aportes. A comparação foi feita com base nas 108 empresas que participaram do ranking do Anuário Valor Inovação Brasil nos dois últimos anos.

 

Diante desse cenário, a análise da pesquisa feita para o anuário mostra que a maneira de inovar ganha novos contornos. É cada vez mais comum a parceria com instituições tecnológicas e de pesquisa, universidades, ONGs e outras organizações. É crescente também o envolvimento de startups com grandes empresas. Das empresas participantes do ranking, 67% fomentam parcerias externas de forma regular e 19% de forma esporádica.

Para Fusaro, da Strategy&, essa estratégia, além de mitigar riscos e pulverizar investimentos, reflete a complexidade do que precisa ser inovado. As empresas, diz ele, buscam fora de casa expertises e capacitações necessárias para alavancar suas estratégias de inovação.

 

Veja a matéria na íntegra em http://www.valor.com.br/empresas/5025334/empresas-investem-em-inovacao-com-perspectiva-de-sair-da-crise

Por Felipe Datt e Guilherme Meirelles | Para o Valor de São Paulo