Águas Guariroba inova em gestão dos sistemas de água com uso de tecnologia israelense.

O CEO da TaKaDu, Amir Peleg, veio de Israel a Campo Grande para conhecer de perto como está sendo aplicada na cidade a tecnologia de gestão dos sistemas de água desenvolvida pela empresa. O presidente da Águas Guariroba, José João Fonseca, recebeu ontem (14) o fundador da TaKaDu.

Takadu e Campo GrandeA multinacional é responsável por desenvolver o software que permite monitorar remotamente dados da rede de abastecimento de água, como queda ou alta de pressão, vazamentos invisíveis e desabastecimentos, entre outros. A Capital sul-mato-grossense é a primeira cidade brasileira a utilizar a tecnologia em saneamento.

Conforme Peleg, o software da TaKaDu é uma importante ferramenta para a concessionária, porém é a equipe da Águas Guariroba, que opera e conhece o sistema de abastecimento de água, a responsável por contribuir com a efetiva melhoria dos serviços.

“A tecnologia não representa muita coisa se não há uma boa equipe para utilizar e criar em cima do sistema e este papel vem sendo muito bem desempenhado na Águas Guariroba”, avaliou. Peleg conheceu a tecnologia que já é utilizada pela empresa dentro do Centro de Controle Operacional (CCO).

Inaugurado em 2008, o CCO da concessionária de Campo Grande é um dos mais modernos do Brasil no setor de saneamento. No local são gerenciados remotamente os sistemas de água e esgoto da cidade.

Ainda de acordo com o CEO da TaKaDu, Amir Peleg, reduzir o índice de perdas de água, que em Campo Grande já é um dos menores do País, melhorar a disponibilidade dos setores de fornecimento e melhorar o tempo de resposta em manutenções são alguns dos objetivos da aplicação do programa nas empresas de saneamento.

Austrália, Espanha, Portugal, Israel, Chile, Holanda e Inglaterra são outros países que utilizam a mesma tecnologia da TaKaDu na gestão do saneamento.

A Águas Guariroba está investindo R$ 2 milhões para a implantação do software, que é padrão em todos os países. Toda semana há uma atualização no sistema. Essas melhorias vem da equipe de pesquisa e desenvolvimento, mas também de sugestões das equipes que utilizam a tecnologia.

O sistema, implantado desde o início do ano na Águas Guariroba, empresa da companhia Aegea, permite que os técnicos visualizem, na tela do computador, em tempo real, qualquer anomalia na rede de distribuição de água e saibam sua  localização no mapa da cidade.

O software é alimentado com dados históricos, cadastro georreferenciado sobre a localização das redes em cada região da cidade, além de receber um fluxo contínuo de informações sobre o funcionamento do sistema de abastecimento de água, transmitidas em tempo real por equipamentos de telemetria já instalados pela concessionária.

Segundo o presidente da Águas Guariroba, José João Fonseca, Campo Grande será um modelo de inovação para outras cidades atendidas pela Aegea. “Fomos até Israel e vimos esse sistema funcionando. Nossa expectativa em relação a ele é muito grande e vamos trabalhar fortemente para obter bons resultados.

Se tudo der certo, com certeza será replicado nas outras empresas da Aegea”, destaca Fonseca.

Fonte: A Crítica de Campo Grande.