Alex Szapiro da Amazon Brasil participa do ciclo de palestras da Câmara Brasil Israel

alexszapiropos

Alex Szapiro é country manager da Amazon no Brasil e lidera a operação do site da Amazon desde que a companhia  iniciou suas operações no País em 2012.  Ele participou na última quarta-feira, 17 de setembro, do Ciclo de Palestras da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria, onde falou sobre “Varejo Digital no Brasil e  no Mundo”, para um grupo de cerca de 40 empresários e empreendedores, durante almoço no Restaurante Cantaloup.

Szapiro deu detalhes sobre a política da Amazon no Brasil e no mundo,  enfocando como a cultura da empresa  está ligada a inovação e  tecnologia, e de como ela enxerga e valoriza os seus consumidores.  Segundo ele, “a  Amazon tem a premissa de começar sempre pelo cliente e, a partir dele, voltar para trás. A forma como planejamos nossos serviços e  produtos está baseada muito no que o cliente quer. Outra obsessão que temos é a de cumprir os prazos prometidos”, destacou.

A Amazon começou a operar no Brasil em dezembro de 2012, com o lançamento da Amazon.com.br, da loja Kindle Brasil, do Kindle Direct Publishing (KDP) e dos e-readers Kindle. No ano passado, a varejista lançou a Amazon Appstore no Brasil e, no começo de 2014, iniciou as vendas de Kindle e Kindle Paperwhite diretamente pelo seu site. Em agosto deste ano, a empresa iniciou as operações para vender livros físicos pelo site, com  um catálogo de 150 mil títulos.   “Enquanto o cliente aguarda  o envio do livro físico, pode  começar  a ler o livro digital.  Essa funcionalidade está disponível para 13 mil títulos, com possibilidade de expansão. Trata-se de uma  experiência que transita entre o digital e o físico ao mesmo tempo  e está no DNA da Amazon”, frisou Alex.

O country manager da Amazon também ressaltou a importância de Israel ao falar de tecnologia:  “Estive recentemente em Tel Aviv e visitei mais de 25 start ups. Os jovens israelenses não querem ingressar em uma empresa de porte grande, mas sim começarem o seu próprio negócio. No Brasil, também está sendo feito um trabalho com as aceleradoras de startups, e acho que tudo isso vai ajudar a melhorar nosso capital humano”.

Ao final da apresentação, ele respondeu as perguntas feitas pelo presentes, sobre por exemplo a ameaça da pirataria no Brasil e o boicote aos produtos israelenses. Quando perguntado sobre o que tira seu sono, sua resposta foi clara: “O que tira o meu sono são as pessoas. Estamos sempre buscando talentos que se adequem à cultura da empresa e dentro  dos 14 princípios que norteiam a Amazon, e esta não é uma tarefa fácil”, finalizou.

“Como comandante das operações da Amazon no Brasil,  Alex Szapiro, que já passou por outras empresas de tecnologia, como a Apple e a Palm,  tem sempre histórias interessantes para nos contar. No caso da Amazon, uma empresa globalizada, pudemos discutir as facilidades e as dificuldades para se fazer negócios aqui no Brasil. Foi muito interessante”, destacou o vice-presidente da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria, Mario Fleck.