ALIVE NA QUARENTENA com Jaime Spitscovisky

“A pandemia e o redesenho de cenários geopolíticos no Oriente Médio”
foi o tema do debate online com o jornalista Jaime Spitzcovsky, realizado pela Câmara Brasil- Israel na quinta-feira, 16 de abril, e que contou com grande participação do público no Facebook (@brilchamber) e YouTube (bril chamber) da entidade.

Spitzcovsky, que é colunista da Folha de S. Paulo, integrante do Grupo de Análise da Conjuntura internacional da Universidade de São Paulo e já realizou coberturas jornalísticas em mais de 40 países, inclusive Pequim e Moscou, onde foi correspondente, traçou um panorama sobre como a pandemia do coronavírus está reformulando a geopolítica no Oriente Médio.

O presidente e o vice-presidente da Câmara, Jayme Blay e Renato Ochman conduziram o debate que abordou temas como: o impacto político das eleições em Israel, a polarização pró e anti-Bibi, as questões regionais e os impactos humanitários e econômicos na região, as consequências da queda brutal do preço do petróleo, a influência da China em todos os continentes, o programa nuclear iraniano e as colaborações entre israelenses e palestinos durante a pandemia, entre outros.

“Israel vive um momento de incerteza política, sem um governo de coalizão desde 2018. Já aconteceram três eleições inconclusivas e com este impasse eleitoral, nenhum dos campos políticos consegue ter maioria. Qualquer governo que emerja dessa realidade será frágil e sem força política”, frisou Jaime.

“Com relação aos aspectos econômicos, a queda brutal do preço do petróleo deve trazer mais instabilidade para a região, inclusive com o redesenho de fronteiras, o que pode abrir espaço para a atuação de grupos radicais”, complementou.

“Ninguém tem a clara e real noção das consequências trazidas pela pandemia a curto e a longo prazo. Quero acreditar que alguns países como Israel e os países do Golfo sairão mais estruturados após esta crise, inclusive para se colocarem como os líderes da região na busca da recuperação econômica e da estabilidade. Quem sabe a colaboração entre Israel e a Palestina no combate ao coronavírus acabe sendo um passo em direção a paz?, concluiu o jornalista.

“Tivemos um debate muito esclarecedor e de altíssimo nível onde pudemos compartilhar percepções sobre esse momento tão impactante”, afirmaram Jayme Blay e Renato Ochman ao final do debate.

Acompanhem as nossa redes sociais e inscrevam-se em nosso canal no YouTube!
Facebook e Instagram – @brilchamber
YouTube – bril chamber