Aparelho revolucionário vai transformar restos de comida em gás de cozinha

Você sabia que um terço dos alimentos produzidos para consumo humano no mundo é perdido ou desperdiçado? Infelizmente isso é verdade, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Uma grande parte do alimento que jogamos fora vão para lixões e aterros sanitários, emitindo gases de efeito estufa na atmosfera. Mas, uma empresa de Israel quer transformar esse problema em solução.

A empresa israelense chamada homeBiogas é a responsável por desenvolver um dispositivo que transforma os resíduos alimentares em biogás e biofertilizante. Cada quilo de alimento depositado no biodigestor gera o equivalente a uma hora de uso de gás. Pensada para uso residencial, o usuário pode economizar muito com esse novo método.

O biogás gerado por meio do biodigestor é uma fonte alternativa de energia limpa e substitui o uso da eletricidade, do propano ou do gás natural.

O homeBiogas funciona da seguinte forma: os alimentos são divididos naturalmente por meio de bactérias, o que faz liberar o biogás. O que sobra vira um adubo líquido natural, que pode ser utilizado em hortas e jardins.

O tanque aumenta gradualmente quando o gás está pronto para ser utilizado. O produto já vem com um fogão de uma boca acoplado ao biodigestor e produz gás suficiente para até três horas por dia.