Assembleia Legislativa de Minas Gerais ressalta as conquistas de Israel nos seus 66 anos de independência.

Uma Reunião Especial de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, realizada em 2 de junho, louvou as conquistas de Israel nos seus 66 anos de independência: o desenvolvimento econômico do país, bem como o setor tecnológico e de pesquisas. A solenidade foi requerida pelo deputado João Leite (PSDB), que também representou o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP).

João Leite destacou que, nos últimos 20 anos, a economia israelense evoluiu de um perfil tradicional baseado na agricultura e na indústria leve para uma economia baseada no conhecimento, com competitividade internacional em telecomunicações, informática, eletroeletrônica e agrotecnologia.

“Nesse período, a renda per capita da população israelense cresceu a taxas bastante expressivas, elevando substancialmente a demanda por bens e serviços de alto valor agregado. O Produto Interno Bruto (PIB) de Israel, país de quase 9 milhões de habitantes, é da ordem de US$ 243 bilhões, maior que o PIB conjunto do Egito, Jordânia, Síria e territórios palestinos. O país investe 4,5% desse valor nos 40 centros de pesquisa e desenvolvimento”, relatou o parlamentar.

“São diversas as iniciativas de Israel na área da saúde que beneficiarão toda a humanidade”, afirmou o deputado: a Universidade de Tel Aviv está perto de alcançar uma vacina nasal que combate o mal de Alzheimer e os derrames; a Universidade Bar-Ilan estuda um novo medicamento para combater o vírus da hepatite, do Ebola e da AIDS.

Ele também se referiu às ligações afetivas, políticas e culturais que unem Brasil e Israel. “Ambos são países de imigrantes, que recebem calorosamente aqueles que buscam abrigo em seu solo, partilhando o apreço pelo multiculturalismo, pela liberdade e pela democracia”, enfatizou.

Para o ministro da Embaixada de Israel no Brasil, Lior Ben Dor, a solenidade em Belo Horizonte é uma demonstração da amizade que une os dois países. “A relação está no melhor momento, baseada em admiração mútua”, enfatizou.

O presidente da Federação Israelita do Estado de Minas Gerais, Marcos Brafman, recebeu do deputado uma placa em comemoração à data.  Ele destacou que apesar de toda a contribuição dada por Israel ao mundo, antissemitas continuam a não tolerar o Estado. “Nenhum atentado, por menor que seja, pode ficar impune”, afirmou.

Compuseram a mesa da cerimônia o cônsul honorário de Israel em Minas Gerais, Sílvio Musman, e o cônsul de Portugal em Belo Horizonte, André de Mello Bandeira.

Fonte: Conib