Barrando o diabetes antes da fase inicial

Sweetch, uma startup de saúde feita por Israel, está em uma missão para tornar o mundo um lugar mais saudável. Seu primeiro compromisso: evitar que as pessoas que estão em risco de diabetes desenvolvam a doença.

Mais de 86 milhões de cidadãos dos EUA e 63 milhões de adultos europeus têm um nível de açúcar no sangue que é mais alto do que o normal, mas ainda não é alto o suficiente para ser diabetes, de acordo com estatísticas. Essa população pré-diabética provavelmente irá desenvolver diabetes tipo dois.

E é por isso que os profissionais da saúde e capitalistas de risco estão comemorando o recente financiamento da Sweetch no valor de US $ 3,5 milhões, para avançar em sua tecnologia projetada para identificar e ensinar pessoas com risco de desenvolver diabetes e outras patologias crônicas a não adquirirem a doença.

A operação foi liderada pela Philips e pela empresa de crowdfunding OurCrowd, com participação dos principais investidores Pontifax e Lionbird.

“Estamos muito orgulhosos empresas globais e bem conhecidas confiarem em nós. Temos uma missão para alcançar – fazer do mundo um lugar mais saudável em grande escala, e isso só pode ser feito através do uso de dispositivos inteligentes conectados com a análise de dados macro e ao nível individual”, diz Dana Chanan, diretora executiva e co-fundadora da Sweetch.

Sweetch, fundada em 2013, desenvolveu uma plataforma de previsão de resultados clínicos e um mecanismo de análise comportamental.

As plataformas de aprendizagem automática ajudam na identificação de indivíduos em risco de desenvolver diabetes como uma ferramenta para a intervenção precoce e atribuição de recursos pela equipe de saúde.

Chanan diz que os números mostram que os métodos atuais para a identificação de pré-diabéticos não detectem cerca de 92,5% da real população diabética do futuro.

O mecanismo de análise comportamental e os aplicativos para celulares servem como um “técnico de saúde digital pessoal” para ajudar as pessoas a aprender a modificar os seus hábitos.

Sweetch leva o nome de “doce” – uma referência ao diabetes – e “switch”, em referência a mudar seu estilo de vida.

Gaming na arena de Saúde Digital

Eventualmente, os médicos serão capazes de prescrever o aplicativo Sweetch – atualmente disponível apenas para os participantes de ensaios clínicos – para pré-diabéticos e pessoas em outras condições de saúde.

“Se o médico vir que você está no grupo de alto risco, ele poderá te dar uma prescrição para Sweetch. Você vai no o aplicativo, digita o código e começa a usar”, diz ela.

Apesar dos relatórios mostrarem que pessoas normalmente param de usar dispositivos de rastreamento de saúde no prazo de seis meses, Chanan diz que isso ocorre porque falta um componente de engajamento, um elo de ligação com o usuário. Como ex-membro da equipe executiva da Playtech, 888 e Snaptu, ela trouxe a sua experiência de jogo para a arena de saúde.

“Diabetes definitivamente não é um jogo”, ela diz, ”mas um dos sucessos da indústria de jogos é a sua capacidade de analisar e fornecer uma experiência específica para o usuário como se ele fosse o único usuário que existe.”

O mecanismo de análise comportamental do Sweetch continuamente aprende os hábitos do usuário e utilizando técnicas de jogos e metodologias da ciência comportamental traduz essa informação em recomendações personalizadas.

sweetch-demo-screen

150 minutos de saúde

Há 387 milhões de diabéticos em todo o mundo, a diabetes é a principal causa das doenças crônicas mais significativas, tais como ataque cardíaco, derrame, insuficiência cardíaca congestiva, insuficiência renal, cegueira e amputações. De acordo com a American Diabetes Association, cerca de US $ 600 bilhões por ano são gastos com diabetes só nos EUA.

Vários estudos clínicos têm demonstrado que 150 minutos de atividade por semana reduz o risco em 58% de conversão de pré-diabetes em diabetes. Os mesmos relatórios revelam que 80% dos pré-diabéticos não aderiram às recomendações de organizações como a Organização Mundial de Saúde e Centros para Controle e Prevenção de Doenças.

Chanan diz que para muitas pessoas, a noção de 150 minutos de exercício pode ser sem sentido. Então Sweetch introduz estilo de vida mais saudável em pequenos passos.

Fonte: Israel21