Câmara Brasil Israel realiza palestra sobre a importância da logística reversa de acordo com a nova lei

O tema da reciclagem está cada vez mais presente na vida das pessoas físicas e jurídicas.  Para falar deste assunto atual e de suma importância, a Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria realizou no dia 16 de junho, no Auditório do Banco Daycoval palestra com George Hochheimer sobre “A Importância da Logística Reversa para o Meio Ambiente, as Empresas e o Consumidor”.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Hochheimer iniciou sua apresentação falando sobre o preceito judaico de Tikun Olam – Consertar o Mundo – e de como esta prática deve ser seguida não apenas por que a lei indica, mas porque ajuda a evitar consequências negativas.

Ele deu detalhes sobre a “Política Nacional de Resíduos Sólidos” (PNRS), lei recentemente aprovada,  e de como fabricantes, importadores, comércio e consumidores devem destinar corretamente resíduos eletroeletrônicos, que têm uma das cadeias de reciclagem mais complexas  e das dificuldades por conta da periculosidade de seus componentes.

O arquiteto, que também é fundador do Instituto Nacional de Resíduos  (INRE),  que busca facilitar a convergência dos interesses de diferentes setores da economia para promover a gestão integrada de resíduos sólidos, explicou sobre  o sistema de gestão para equipamentos eletroeletrônicos realizado pela ONG, que vai desde a captação até a destinação ambientalmente adequada, em um processo que passa por doadores, pontos de coleta e destinadores.

“O mundo não está preparado para o pós consumo e a chave da modificação esta na sociedade e em cada comunidade”, alertou o palestrante.

George Hochheimer em evento da Câmara Brasil Israel
George Hochheimer em evento da Câmara Brasil Israel
George Hochheimer e Jayme Blay
George Hochheimer e Jayme Blay
Marcelo Schapo e George Hochheimer
Marcelo Schapo e George Hochheimer
Marcelo Schapo, do KKL Brasil e o presidente da Câmara, Jayme Blay
Marcelo Schapo, do KKL Brasil e o presidente da Câmara, Jayme Blay
Sergio Rosenberg, Jayme Blay e Nelson Milner
Sergio Rosenberg, Jayme Blay e Nelson Milner