Câmara Brasil-Israel realiza palestra sobre a recuperação de créditos fiscais

Reinaldo Gonzales e Rogerio de Oliveira

Em tempos de crise econômica é muito comum que empresas repensem algumas estratégias e adotem políticas de cortes de gastos. Entretanto, a crise traz a oportunidade de averiguar procedimentos onde existam desperdícios que, muitas vezes, podem ser recuperados.

Para tratar deste importante tema, a Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria realizou, no dia 17 de maio, no Banco Daycoval, a palestra “Saiba se sua empresa tem restituição de tributos a receber”, com os advogados do Monteiro, Neves & Vilela Advogados.

O Dr. Nelson Monteiro Junior, Dr. Wesley Siqueira Vilela e Dr. Galderise Fernandes Teles alertaram os empresários sobre o que pode ser feito para as empresas recuperarem créditos fiscais, tendo em vista declarações de inconstitucionalidade do STF.

Os advogados abordaram as recentes decisões judiciais e os impactos na carga tributária para as empresas, destacando as principais situações passiveis de ressarcimento de valores. Eles deram detalhes de como deve ser feita a identificação, a apuração de valores e a recuperação dos créditos e apresentaram alguns cases de sucessos, como a de uma empresa de bebidas que chegou a recuperar R$ 2,8 milhões.

“Buscamos disseminar e trazer para os associados da Câmara Brasil-Israel alguns pontos interessantes onde seria possível trazer alívio de caixa e ressarcimento de tributos para as empresas”, destacou o Dr. Nelson Monteiro Junior.

“A Câmara está sempre atenta no interesse de seus associados, não apenas nas áreas de tecnologia e avanços científicos, mas também na área administrativa, de forma a permitir que o suporte para suas operações possa funcionar de maneira coerente. A palestra de hoje foi sumamente importante para nossos associados, pois trouxe esclarecimentos sobre questões ligadas a administração e tributos, pois, há um grande número de empresas que nem sequer imaginam que tem valores a serem restituídos”, destacou o presidente da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, Jayme Blay.