CÂMERAS 3D PARA IPHONES PODE VIRAR REALIDADE

A tecnologia de duas câmeras do iPhone 7 Plus pode ser apenas o começo de algo maior. De acordo com o site coreano Korea Economic Daily, a Apple e a LG estariam trabalhando em parceria para criar um módulo de câmeras 3D que seria usado nos iPhones do futuro. A tecnologia permitiria que os aparelhos capturassem a sensação de profundidade das cenas.

Segundo “fontes próximas à situação” que não foram identificadas pelo site, “a Apple está estudando como aplicar sua tecnologia de câmera 3D nas câmeras de smartphone da LG Innotek”. O módulo de câmera dupla usada no iPhone 7 Plus já era da LG Innotek, o que reforça a informação. “Como a LG Innotek já tem sua própria tecnologia de câmera 3D, os trabalhos conjuntos das duas empresas devem render frutos no ano que vem”.

O The Next Web considera que a parceria pode ser um indicativo de que a Apple esteja pensando em levar módulos de câmera dupla (como o do iPhone 7 Plus) para todos os seus dispositivos na próxima geração. O Korea Economic Daily, no entanto, acredita que os resultados dessa parceria só poderão ser vistos na segunda metade de 2017, o que significa que os próximos iPhones ainda não terão câmeras assim.

Visão profunda

Mesmo antes do iPhone 7 Plus, a Apple já havia mostrado interesse em fotografia 3D. A empresa de Tim Cook comprou em 2015 a LinX, uma empresa israelense que produz sensores 3D, por US$ 20 milhões. A tecnologia da empresa permite dar sensação de profundidade às imagens “fatiando” as cenas capturadas em três níveis diferentes de profundidade.

Por outro lado, o 9to5Mac tem uma visão mais conservadora sobre a notícia. O site acredita que o módulo de duas câmeras da LG Innotek seria usado apenas para trazer o “modo retrato” do iPhone 7 Plus para mais dispositivos. O “modo retrato” aproveita as duas câmeras do módulo para destacar os objetos em primeiro plano e borrar o fundo, criando uma sensação de profundidade que, no entanto, não chega a ser 3D propriamente.

Fonte: olhardigital.uol.com.br