Caminhão autônomo da Uber faz 1ª entrega: 45 mil latas de cerveja

Pela primeira vez, um caminhão autônomo e sem o auxílio de um motorista humano realizou a entrega de um carregamento. A parceria entre Uber e Otto (uma startup israelense de caminhões que se dirigem) permitiu que 45 mil latas de cerveja fossem de Fort Collins, no Colorado, até Colorado Springs.

A viagem, de quase 200 quilômetros, foi feita em cerca de duas horas pelo caminhão. Para que isso fosse possível, a Otto criou um caminhão todo especial. Ele tem três sensores de detecção a laser distribuídos pelo veículo, um radar localizado no para-choque e uma câmera de alta precisão acima do para-brisa, segundo informações do site da Wired.

Dentro do caminhão, dois botões são instalados para que o sistema autônomo seja ligado. Um fica localizado perto do volante e outro, na cabine atrás dos bancos dianteiros. Um computador transforma os dados em instruções de direção. A tecnologia deve funcionar em qualquer caminhão com uma transmissão automática, afirma a Otto.

A Otto foi lançada em janeiro de 2016 e, desde então, tem crescido rapidamente. Em maio do mesmo ano, a startup tinha um protótipo de caminhão autônomo. Menos de três meses depois, a Uber comprou a Otto por quase 700 milhões de dólares. Juntas, as duas estão trabalhando na UberFreight, um serviço para facilitar negociações de fretes entre caminhoneiros e gestores de frotas.