Ceará e Israel podem ter novos projetos em conjunto

Representantes de Israel, do Governo do Estado do Ceará e do Instituto Federal do Ceará (IFCE) estiveram em reunião nesta terça-feira, 29, para articulação de parcerias na realização de projetos de inovação.

A reunião foi marcada tendo em vista a destinação de 10 milhões de dólares pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e Autoridade de Inovação de Israel (IIA) a projetos realizados em conjunto por empresas com sede no Brasil e em Israel. O edital de convocação foi lançado em 28 de novembro de 2018.

A chamada é para projetos nas áreas de internet das coisas, ciências da vida, energia e agricultura. O edital será fechado no dia 18 de abril, e a divulgação dos projetos selecionados está prevista para agosto deste ano, após análise das propostas pela Embrapii e IIA.

Para desenvolver um projeto, a empresa brasileira deve identificar a empresa israelense de seu interesse e buscar uma das unidades Embrapii, que seja adequada para o desenvolvimento do projeto. A empresa israelense deve procurar o IIA para submissão da mesma proposta.

Parcerias entre Ceará e Israel não são novidade. Exemplo de projeto com investimento do país asiático é a fazenda-modelo de Quixeramobim.

Participaram da reunião dessa terça-feira, os professores de Israel, Raphael Bar El e David Bentonila; o diretor de Agronegócios da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Sílvio Carlos Ribeiro e o secretário executivo da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag), Júlio Cavalcante.

Também estiveram presentes o reitor do IFCE, Virgílio Araripe; o pró-reitor de Pesquisa, pós-graduação e inovação, Wally Menezes; a diretora do Polo Embrapii IFCE Fortaleza, Cristiane Borges e membros do setor industrial. O encontro foi articulado pelo deputado estadual Carlos Matos (PSDB).

Fonte: O POVO Online