Centro Multidisciplinar de Pesquisas em Canabidiol

canabbissiteA Universidade Hebraica de Jerusalém anunciou o lançamento de um Centro Multidisciplinar de Pesquisas em Canabidiol. 

O novo Centro servirá como um dos principais institutos mundiais para a realização e coordenação de pesquisas sobre canabinoides, endocanabinoides e Cannabis medicinal. Além disso, incentivará estudos colaborativos e divulgará mais informações sobre o tema.

Em fevereiro de 2017, o Centro Multidisciplinar, formado por alguns dos principais cientistas do mundo e por médicos da Universidade Hebraica e do Centro Médico Hadassah, concedeu financiamento para três importantes projetos de pesquisa:

– Os efeitos do CDB na lesão cerebral traumática – Prof. Rami Yaka & Prof. Oren Ostresetzer;

– A atividade antiangiogênica e anticâncer dos agonistas do receptor canabinoide 2 (CB2) – Dr. Ofra Benny;

– Efeito do extrato de Cannabis na dor radicular aguda e em analgésicos – Prof. Elyad Davidson.

“A implantação do Centro Multidisciplinar de Pesquisas em Canabidiol em Israel é de grande relevância neste momento, uma vez que tanto as instituições acadêmicas quanto as empresas farmacêuticas em todo o mundo estão canalizando enormes esforços para pesquisas clínicas essenciais neste campo”, falou o Dr. Joseph (Yossi) Tam, diretor do Centro Multidisciplinar da Universidade Hebraica de Pesquisas em Canabidiol e chefe do Laboratório de Obesidade e Metabolismo do Instituto de Pesquisas sobre Drogas da Faculdade de Medicina da Universidade Hebraica.

Até muito recentemente, a planta Cannabis sativa e seus extratos (popularmente conhecidos como maconha e haxixe) eram apenas explorados como drogas recreativas. No entanto, nos últimos 50 anos, o Prof. Raphael Mechoulam, da Universidade Hebraica, liderou uma nova era científica na pesquisa sobre o tema. O Prof. Mechoulam e seus colegas isolaram o constituinte ativo da planta, o tetrahidrocanabinol, elucidaram sua estrutura e a sintetizaram. Mais tarde, o Professor identificou os canabinoides endógenos (formados no corpo de mamíferos) e tornou-se o pioneiro no campo das pesquisas com o canabidiol.

“Foi demonstrado que a modulação da atividade endocanabinoide tem potencial terapêutico em um grande número de doenças humanas. Assim, a pesquisa sobre canabinoides pode levar a avanços muito significativos, não só na ciência básica, mas também na terapêutica. Nosso Centro Multidisciplinar aborda muitos aspectos nesta área promissora, tais como câncer, lesão na cabeça, vícios, formação óssea, obesidade e outros”, conforme explicado pelo Professor Raphael Mechoulam, chefe do Comitê Acadêmico do Centro Multidisciplinar, e por Lionel Jacobson, Professor Emérito de Química Medicinal na Faculdade de Medicina da Universidade Hebraica.

Os recursos informativos do Centro incluem um Calendário Mundial de Pesquisas em Canabidiol com informações sobre os principais eventos do grupo de estudos.

Saiba mais: http://cannabinoids.huji.ac.il

Para entrar em contato com os pesquisadores:

As perguntas sobre o Centro Multidisciplinar de Pesquisas em Canabidiol podem ser dirigidas ao Dr. Yossi Tam pelo telefone + 972-2-6757645 ou pelo e-mail yossit@ekmd.huji.ac.il.