Cientista chefe de Israel fala sobre o poder da indústria high tech de Israel em evento da Câmara Brasil Israel para empreendedores

Cerca de 40 empreendedores e empresários brasileiros tiveram a oportunidade única de participar de um encontro com Avi Hasson, cientista chefe do Ministério da Economia de Israel, realizado nesta quarta-feira, 06 de novembro, na residência do casal Renato e Claudia Ochman, por iniciativa da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria.

Avi Hasson é o cientista-chefe do Ministério da Economia de Israel desde Janeiro de 2011. O escritório do cientista chefe é o órgão governamental encarregado da execução da política do governo de apoio à indústria de Pesquisa & Desenvolvimento (P & D), que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de tecnologia em Israel promovendo o crescimento econômico, estimulando a inovação tecnológica e o empreendedorismo, além de incentivar a colaboração nacional e internacional.

Hasson traçou um panorama sobre o setor de alta tecnologia israelense e explicou por que Israel, um país jovem e praticamente sem recursos naturais, e que tem sua segurança constantemente ameaçada, está entre os primeiros do mundo em inovação. “Transformamos as desvantagens em vantagens a nosso favor. O papel das forças armadas nos jovens israelenses e a vontade de assumir riscos que eles têm, os tornam destemidos e faz com que desenvolvam diversas habilidades desde muito cedo. Quando falham, não tem medo de se levantar e tentar de novo. A inovação impacta em prosperidade econômica e afeta a vida de toda sociedade. Para Israel, ser um pais high tech é estratégico e fundamental”.

O cientista chefe também destacou o incentivo do governo israelense aos empreendedores. “Israel é um dos líderes mundiais em gastos do governo com pesquisa e desenvolvimento (P&D). É também sede para muitas escolas de engenharia de primeira classe, como a Universidade Hebraica de Jerusalém, ou institutos, como o Technion e o Weizmann. Capital humano e venture capital são fundamentais para um ecossistema de inovação. O governo fornece subsídios, créditos e isenções para a

instalação de novas companhias, ou a ampliação das já instaladas. Os impostos cobrados das grandes corporações estão entre os mais baixos do mundo”, destacou.

Ele também falou sobre globalização e parcerias: “o mundo está cada vez mais global e as fronteiras são cada vez menores. Estamos abertos para o diálogo, para novos negócios. O Brasil é uma fonte para a inovação e queremos estimular a cooperação tecnológica por meio de parcerias entre os dois países, principalmente nas áreas de saúde, defesa, segurança, tecnologia da informação, agribusiness e energias renováveis”, finalizou.

O presidente da Câmara Brasil Israel, Jayme Blay, finalizou o encontro ressaltando a importância da visita do cientista chefe e da complementaridade entre os dois país. “Temos um caminho gigantesco para a abertura de negócios em todas as frentes, com economias rigorosamente complementares, é o “win-win situation”, uma parceria que só trará benefícios para os dois países”, enfatizou.

“A apresentação foi extremamente interessante e compartilho em vários pontos com a visão do cientista chefe e do que foi apresentado, como por exemplo na importância do investimento em novos talentos e em setores como tecnologia, agrobusiness e no setor de água, destacou a economista e gestora de multi-family offices”, Eliandra Mendes.

Marcos Ledermann, sócio da Spinnakes Capital Group, se sentiu privilegiado em estar com o cientista chefe: “achei muito interessante o fato de alguém em uma função como essa ter um mandato independente do governo, o que gera estabilidade e uma condição de desenvolvimento de tecnologia de causar inveja. Foi um privilégio poder conhecer Avi Hasson pessoalmente”.

Após São Paulo, Avi Hasson visitará Brasília e Rio de Janeiro, juntamente com a comitiva do Ministério das Relações Exteriores de Israel, em visita ao Brasil.

07
Os anfitriões Renato e Claudia Ochman e o presidente da Câmara Brasil Israel, Jayme Blay
02
Durante a palestra
03
lana Gross, Consul Econômico de Israel no Brasil – Roy Nyr, Dovi Ollech, Renato Ochman, Avi Hasson e Jayme Blay
04
Luiz A. Chacon Filho, Jayme Bay e Avi Hasson
05
Marcio Lewensztajn e Renato Ochman
06
Mario Fleck e Bruno Laskowski
Alberto Sapocznik, Abram Berland e o cônsul dos EUA, Dennis Hankis
Alberto Sapocznik, Abram Berland e o cônsul dos EUA, Dennis Hankis
Alvaro Santos e Jayme Blay
Alvaro Santos e Jayme Blay
Marcos Ledermann conversa com Jayme Blay
Marcos Ledermann conversa com Jayme Blay
Pedro Wongstschowski e Renato Ochman
Pedro Wongstschowski e Renato Ochman

Fotos: Eliana Assumpção