Cinco finalistas na competição de startups de mobilidade da Shell

Cinco startups, incluindo duas empresas holandesas, vão competir umas com as outras no dia 4 de outubro no Shell’s Bright Energy Ideas Challenge. As cinco finalistas foram selecionadas de um total de 219 inscrições de 36 países, com base em seus conceitos e protótipos inovadores.

A startup portuguesa AddVolt tem desenvolvido um sistema que pode fazer uso inteligente da energia de frenagem e da energia solar nos sistemas de refrigeração nas cabines dos caminhões. A empresa israelense Neomatix foi criada para diminuir a emissão de CO2 e acidentes e aumentar o resultado de frotistas através de seu revolucionário sistema de gestão de pneus com um sensor que emite um aviso oportunamente quando a pressão do pneu está muito baixa.

Tendo em vista o alto potencial, um grupo de investidores brasileiros se associou a Neomatix e contribuiu ativamente no desenvolvimento da tecnologia, numa parceria inédita entre empresas do Brasil e de Israel.

“Trata-se de um trabalho conjunto que existe há 2 anos e que agora é reconhecido pelo mercado. Em março de 2016 fomos premiados pelo programa da Coca-Cola TheBridge, focado em startups israelenses, agora estamos falando de uma premiação onde concorremos com empresas de vários países, o que nos dá confiança na estratégia adotada em 2014” diz David Faiguenboim, CEO da Neomatix do Brasil e membro do Conselho da Neomatix em Israel.

Participando do Desafio Shell também está a empresa alemã Konetik, que foi selecionada devido a um aplicativo para celular que permite às empresas implantarem sua frota automobilistica de forma melhor e mais eficiente.

Os dois finalistas holandeses estão focados no setor de logística: entrega de encomendas. A startup Trunkrs fornece uma plataforma que dá aos motoristas a opção de pegar um pacote no caminho para o seu destino, para entregar perto de onde eles estão indo. Desta forma, o espaço que geralmente fica vazio no caminhão pode ser melhor utilizado e o motorista receberá um pagamento pela entrega. PickThisUp desenvolveu uma plataforma semelhante com a qual eles esperam aproximar o consumo colaborativo e a entrega na logística. O serviço procura por um portador que possa transportar a encomenda pela rota que ela precisa fazer.

“Estamos impressionados com o grande número de inscritos, que incluem muitas startups realmente inovadoras, diz Geert van de Wouw, diretor administrativo da Shell Technology Ventures. “Por fim, nós teremos que escolher um vencedor e isso não será fácil. Mas é bom descobrir que tantas pessoas em tantas startups estão envolvidas com os desafios importantes do nosso tempo: Ideias inteligentes, “limpas” e de transportes eficientes para o futuro.”

O vencedor do prêmio Shell será divulgado no dia 4 de outubro em The Hague, Holanda.

 

Fonte: Shell