Com parceria do Waze, o Google está prestes a assumir Uber no compartilhamento de percursos

Uber, que recentemente começou a testar o compartilhamento de caronas de baixo custo em São Francisco, em breve poderá enfrentar uma competição dura nesta linha. O The Wall Street Journal relata que o antigo parceiro virou rival do Google e está preparado para exercer o mesmo trabalho.

De acordo com o relatório do mesmo jornal, citando fontes anônimas, o Google, que adquiriu o aplicativo de navegação israelense Waze em 2013 por US$ 1,3 bilhões, está planejando disponibilizar o seu serviço a todos os usuários na região de São Francisco neste outono e se for bem sucedido, o serviço poderá colocar o Google em concorrência direta com a Uber.

O Google testou inicialmente o programa de carona solidária para usuários do Waze em Israel e, em seguida, expandiu seu programa piloto para a Região da Baia de São Francisco em maio. Inicialmente, estava disponível apenas para os 25.000 funcionários de empresas selecionadas, como Adobe e Walmart, mas agora será expandido para todos os usuários em São Francisco.

 Carona solidária sob demanda

Para utilizar o serviço, os usuários solicitam uma carona através do aplicativo especial Waze Rider com base na sua origem e destino. Eles então combinam com um motorista entre 700.000 usuários da Waze de São Francisco, e os motoristas podem então aceitar ou recusar os pedidos de carona.

O programa piloto cobra dos usuários US$0,54 por milha rodada para contribuir com as despesas do motorista. No entanto, o serviço de carona solidária da Google não é para motoristas ou para o Google lucrarem, ao contrário do Uber.

Waze: 65 milhões de usuários

O Waze tem 65 milhões de usuários ativos em todo o mundo. Como a Uber, os usuários/motoristas do Waze não são funcionários da empresa. Mas, ao contrário do Uber, que verifica as credenciais do condutor, o Google não veta seus motoristas e contará com seus usuários para identificar e assinalar com “luz vermelha” os maus condutores.

O projeto carona solidária parece ser um próximo passo natural para o Google, que cada vez mais mostra sua vontade de entrar no mercado de transporte. Está ainda trabalhando em um Carro de Auto-Condução, um projeto do Google X que envolve desenvolvimento de tecnologia para carros autônomos, principalmente carros elétricos.

Claro, nem é preciso dizer que o Uber também está buscando a tecnologia do carro autônomo.

Fonte: Nocamels