Como ganhar dinheiro adotando a energia solar

“Lá vem o sol”, cantavam os Beatles. E ele nos faz felizes. Não só porque o brilho do sol não custa nada, mas também porque ele pode ser uma ótima maneira de ganhar um dinheiro extra. É por isso que a Generaytor, uma startup sediada em Tel Aviv, desenvolveu um inteligente aplicativo baseado na web que nos permite ver, em tempo real, quanto dinheiro nós podemos ganhar instalando painéis solares no telhado.

Generaytor

A IKEA, inclusive, já o adotou para convencer os clientes a utilizar a energia solar. O CEO e fundador da empresa, Amit Rosner, diz que tudo começou quando alguns vendedores começaram a bater à porta de seu irmão, tentando convencê-lo a instalar painéis solares, prometendo bom retorno de investimento. Mesmo com o irmão de Rosner morando no ensolarado estado da Califórnia, Rosner conta: “Foi incrível ver quanto tempo levou antes que ele decidisse fazer a coisa certa e adotar a energia solar.” Segundo Rosner, a experiência do seu irmão mostrou como é complicado o processo de tomada de decisão para pessoas que não estão familiarizadas com a energia solar.

“Como é um investimento a longo prazo, é importante tomar a decisão com bastante informação”, diz Rosner. Já a missão de Rosner se tornou as pessoas no seu próprio processo de tomada de decisão. Ele largou o emprego, fundou a Generaytor, juntamente com Idan Ofrat e Paolo Tedone, e levantou US$ 1 milhão em 2012. O resultado é uma plataforma que conecta novatos com pessoas que já geram energia solar e estão dispostas e preparadas para compartilhar suas experiências com aqueles que querem aprender mais sobre o sistema.

O conceito da Generaytor é simples: De um lado, há pessoas que já produzem energia solar. Alguns são idealistas que querem ser independentes da rede pública de eletricidade (que, na maioria dos países, ainda é baseada em combustíveis fósseis). Outros querem fazê-lo simplesmente porque consideram que é um investimento inteligente. Seja qual for a razão, a Generaytor descobriu que muitos deles ficam felizes em compartilhar sua experiência e os dados relacionados com a sua produção de energia solar.

O Generaytor reúne informações sobre os telhados dos usuários, como tamanho, localização e sombra. Ele acumula dados dos produtores solares privados, região por região e, com base nisso, oferece um cálculo do potencial de energia solar em locais diferentes. Basicamente, os usuários podem acessar o site, digitar as especificações do seu telhado e o aplicativo irá mostrar-lhes o quanto de eletricidade eles podem produzir.

A Generaytor diz que é importante que o aplicativo seja objetivo e, às vezes, não recomenda aos usuários investir em energia solar. “Como a luz do sol não custa nada, nós achamos que o mesmo deve ser verdade para o conhecimento em torno da energia solar – que ele deveria ser gratuito e de fácil acesso”, afirma Rosner, explicando como essa percepção levou ao modelo de negócio. Os serviços da Generaytor são gratuitos para proprietários de casas. Não existem anúncios na sua página da web e a Generaytor não vende painéis. “Isso é importante porque, se nós vendêssemos espaço para anunciantes, não estaríamos sendo objetivos, perderíamos a credibilidade e fugiríamos do objetivo de se criar uma plataforma transparente onde as pessoas podem tomar uma decisão ponderada em um ambiente de confiança.”

A definição do modelo de negócio certo para a Generaytor é um trabalho em constante progresso. Uma forma possível de geração de renda acontece quando as pessoas decidem adotar a energia solar. Se Generaytor pudesse combinar clientes e fornecedores de painéis solares, eles poderiam ter uma participação quando a transação fosse feita. “Um por um, estamos fechando contratos com empresas do setor”, informa Rosner. “Mas essa infraestrutura ainda está sendo desenvolvida.” A Generaytor fez recentemente uma parceria com a IKEA do Reino Unido, que já vende painéis solares desde 2013. Agora, os clientes que estão interessados em adotar a energia solar, podem usar seus iPads com o app Generaytor para verificar o potencial solar dos seus telhados direito da loja.

O aplicativo também pode conectá-los com os produtores de energia solar nas proximidades para saber seus comentários. Rosner explica: “Essas pessoas com rostos e histórias podem responder as dúvidas sobre instaladores, equipamentos e retorno sobre o investimento.” De acordo com a Generaytor, os EUA e o Reino Unido são os mercados que mais crescem para a energia solar residencial, razão pela qual eles estão concentrando os seus esforços lá. Adaptar-se a diferentes mercados Mas a Generaytor diz que a sua tecnologia também pode ser útil em países que já adoram a energia solar de forma mais generalizada.

As usinas de energia solar alemãs, por exemplo, produzem um recorde mundial de 22 gigawatts de eletricidade por hora – equivalente a 20 centrais nucleares em plena capacidade – durante as horas do meio-dia na sexta-feira e sábado. Então, antes que mais famílias adotem a geração de energia, explica Rosner, a infraestrutura de rede deve ser ampliada para lidar com toda a energia. “Em algumas regiões, em dias muito ensolarados, o fim da capacidade da rede é atingido e os sistemas simplesmente param de absorver a energia”, diz ele. “A questão é criar sistemas mais sofisticados com maior capacidade de armazenamento. Podemos contribuir através do fornecimento de dados coletados a partir dos usuários ativos.” “Então, obviamente, o nosso foco principal não é alcançar o máximo de usuários o mais rápido possível, mas permitir a evolução de nossos ativos”, afirma Rosner. “E os nossos ativos são as pessoas, dados e informações que criamos.”

Rosner espera que a sua empresa ajude a promover uma mentalidade solar nas pessoas. “Daqui a 10 anos, eu espero que a energia solar seja uma mercadoria comum, assim como as pessoas têm telhas no telhado, eles devem ter painéis ou mesmo telhas solares.” Rosner conta que o objetivo da Generaytor é também ver “pessoas com o telhado certo, mas pouco dinheiro, estabelecerem parcerias com pessoas que têm o dinheiro, mas não o telhado.”

Fonte: Pletz, No Camels e iTrade