Conectando a tecnologia de Israel ao mercado brasileiro

Liane Gotlib Zaildler
Para a Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria

A Telemetria é uma tecnologia sem fio de transmissão e recepção de dados que tem a finalidade de monitorar remotamente as condições ambientais ou estados de determinados equipamentos. Esse sistema é muito utilizado para controle de veículos, tanto nos setores de logística de transportes como nos esportes automobilísticos, possibilitando monitorar padrões de dirigibilidade e reduzir as infrações de trânsito e os acidentes rodoviários. Na gestão de frotas ele permite o controle e a otimizações das rotas, diminuindo tempos e facilitando o cumprimento de prazos.
Alfredo Grabarz, explica como funciona esse sistema e como é o trabalho da Trustcom, empresa voltada para o mercado de segurança, gerenciamento logístico, rastreamento de cargas e telemetria.

Como surgiu a Trustcom e desde quando ela está no Brasil?

A ideia de termos uma empresa que conectasse a tecnologia de Israel, ao mercado brasileiro nasceu em 2009, mas efetivamente iniciamos a primeira de nossas operações no ano seguinte, em 2010. Todas as empresas israelenses “sonham” em entrar no mercado brasileiro, afinal somos 200 milhões de consumidores e temos um mercado ávido por tecnologia. Porem, a experiência nos mostrou alguns obstáculos intangíveis.
A cultura israelense é imediatista e tem como lema o “tudo para ontem”, enquanto para os brasileiros, fica “tudo para depois do carnaval”. O israelense é focado no resultado imediato, enquanto o brasileiro quer estabelecer um relacionamento de amizade e confiança para muito depois dar início ao negócio propriamente dito. Tudo isso somado à nossa complexa burocracia, que nem nós mesmos entendemos. A Trustcom tem um sócio em Israel, e outro aqui no Brasil, ambos conhecedores das duas culturas, o que faz com que estes obstáculos sejam v mais facilmente vencidos.

Qual o segmento de atuação da empresa e quais as principais soluções oferecidas?

Iniciamos com tecnologia de rastreamento e telemetria de veículos, mas aos poucos fomos ampliando nossas atividades para outros segmentos que tinham sinergia entre si.
Atualmente a Trustcom oferece soluções para rastreamento e telemetria de veículos e caminhões em geral, soluções em telemetria para implementos agrícolas e florestais, bem como a ContGuard, que traz uma solução pioneira e inovadora em monitoramento online de containers marítimos. Além disso, possuímos expertise em tecnologia de reconhecimento de imagem para segurança e dirigibilidade, uma nova fronteira na qual já avançamos e estamos oferecendo ao mercado brasileiro.

Qual a importância de se contratar um serviço de localização de ativos e como ele funciona?

Hoje o mundo inteiro está conectado e podemos falar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, online e ao vivo. Os veículos, mercadorias e quaisquer ativos, representam um valor gigantesco, e conectá-los permite trabalhar com muito mais gestão, segurança e eficiência.

Como o monitoramento por telemetria pode ajudar na gestão de frotas?

É importante deixar claro, que quando um acidente acontece, quem fez algo errado foi o motorista e não o próprio veículo.
Toda gestão de frotas que pretende alguma eficiência, precisa identificar o motorista, e controlar suas atitudes, direcioné-lo e orientó-lo para que a operação seja eficiente, segura e se torne um diferencial para o sucesso da empresa e não um fardo a ser carregado. Uma operação eficiente traz ganhos inimagináveis à empresa. São aqueles custos escondidos que nenhum relatório consegue quantificar, simplesmente porque nunca havia sido feito antes. A partir do momento em que as empresas começam a medir a eficiência de sua frota com instrumentos modernos, começam a perceber uma gigantesca mudança em sua operação. Hoje vemos tecnologias como o Waze e o Uber trazendo benefícios nunca antes imaginados

Quais as diferenças entre rastreamento e telemetria veicular?

O rastreamento apenas lhe mostra onde o veículo está e nada mais. A telemetria fornece dezenas de informações vitais sobre o veiculo, tais como manutenção e atitudes do motorista. Uma gestão profissional que se utilize de uma ferramenta como a telemetria moderna consegue transformar totalmente a operação.

O sistema de rastreamento da Trustcom é inédito no mundo?

A pesquisa e a inovação são o oxigênio da nossa empresa. Estamos sempre ligados a empresas líderes de tecnologia e de mercado para trazer as melhores soluções disponíveis. Algumas de nossas soluções, são inéditas e com isso saímos à frente do mercado.
Também é muito importante ter um relacionamento pró ativo com os fornecedores no exterior, pois a tecnologia avança rapidamente e o cenário pode mudar de um minuto para o outro. O que hoje pode ser uma vantagem competitiva, em breve pode deixar de ser, por isso estamos nos aprimorando constantemente.

E o dispositico CarVi? Como ele melhora a experiência de condução do motorista?

A tecnologia de reconhecimento de imagem é a nova fronteira para a gestão do motorista. Ela traz maior segurança e dirigibilidade Trabalhamos em parceria com uma empresa da região do Vale do Silício na Califórnia e posso afirmar que a solução oferecida pela Trustcom a todos os parceiros do Brasil é a melhor disponível hoje no mercado.

Quem são os principais beneficiados?

Motoristas, passageiros e demais veículos ao redor, mas sem dúvida a empresa que adota esse sistema, acaba sendo a grande beneficiada com a redução de acidentes e de manutenção.

Como é este mercado hoje no Brasil e qual a previsão de crescimento?

Temos 200 milhões de consumidores, e uma frota estimada em mais de 70 milhões de veículos de todos os tipos. Os grandes players estimam que apenas 15% da frota brasileira tenha alguma tecnologia embarcada. Ou seja, a um mercado gigantesco a ser explorado.