Conheça 10 das melhores tecnologias israelenses para o Esporte

Ligas, times, investidores e empresas de telecom estão ávidos por soluções israelenses inovadoras para melhorar cada aspecto do esporte profissional pelo mundo.

Este artigo foi adaptado de ISRAEL21c.

A tecnologia hoje está potencializando cada aspecto da experiência esportiva global – desde a prática do esporte e análise da performance até apostas, engajamento dos fãs, broadcasting e marketing.

Neste concorrido campo, inovações israelenses estão ganhando fãs rapidamente entre as grandes ligas dos Estados Unidos e do Reino Unido. Foi o que mostrou a experiência de road shows realizados nos dois locais, quando startups israelenses pré-selecionadas tiveram a chance de apresentar suas tecnologias a representantes da indústria esportiva britânica e a executivos da NBA (basquete), NFL (futebol), NHL (hockey no gelo), MLB (baseball), times, investidores de venture capital e empresas como Twitter, HTC e Sony. Os road shows foram iniciativas do Instituto de Exportação e do Ministério de Economia de Israel.

Muitos dos produtos de interesse do setor não são voltados especificamente para esportes, como por exemplo os transmissores sem fio para filmagem e produção da ABonAir, a platarforma premium de storytelling da Apester, o sistema para aumento de inscrições e aquisição de clientes da Gigya, a plataforma de marketing viral da Join, o dispositivo não-invasivo para tratamento de lesões nos pés da AposTherapy e a ferramenta de BI da Datorama.

“A resposta e relevância das pessoas que vieram nos encontrar é um forte indicador que Israel possui tecnologias relevantes para questões enfrentadas pela indústria do esporte”, disse Lee Aviram, gerente de tecnologia de mídias digitais do Instituto de Exportação.

Veja abaixo 10 das melhores tecnologias esportivas desenvolvidas em Israel:

Motionize criou um sistema de treinamento para esportes de remo que monitora o comprimento da remada, distância por remada, profundidade do remo, velocidade  e ritmo, enquanto fornece feedbacks visuais e em vídeo em tempo real. A atleta americana Maggie Hogan contou à Sports Illustrated que Motionize fez toda a diferença para sua qualificação para os Jogos Olímpicos no Rio. Motionize exporta para mais de dez países e está desenvolvendo um sensor inteligente para o futebol.

RideOn, criadora de uma máscara de ski avançada de realidade aumentada, ganhou o terceiro lugar na primeira competição global de inovações em sports-tech organizada pela Hype Foundation, que aconteceu no Rio de Janeiro depois dos Jogos Olímpicos. A equipe da RideOn está desenvolvendo mais tecnologias de realidade aumentada para outros setores, de aviação à navegação.

KamaKama desenvolveu uma plataforma plug-and-play para detentores de direitos de mídia esportiva criar e distribuir quase ao vivo pequenos clipes esportivos personalizados para smartphones.

“Os fãs recebem vídeos com os destaques de seus jogos favoritos no momento em que eles estão acontecendo”, disse Oded Ariel-Zakai, CEO da empresa. Para os detentores do conteúdo, este engajamento em tempo real oferece uma nova oportunidade de gerar receita através de compras in-app e anúncios.

PlaySight Interactive criou a SmartCourt, uma plataforma de vídeos de esporte e analytics totalmente automatizada que integra ações direto das quadras com uma comunidade online interativa e social. A ação é automaticamente gravada, analisada e salva na nuvem da PlaySight, acessível através de um quiosque na quadra  e no site ou aplicativo da empresa. Com atuação na América do Norte e Europa, a SmartCourt é ideal para esportes com redes como tênis, basquete, handball, squash, futebol, artes marciais, hockey, wrestling, dança e ginástica.

Replay Technologies, comprada pela Intel em março do ano passado, possui um formato “freeD” exclusivo usando camêras de alta resolução e gráficos computacionais intensivos que permite que os telespectadores vejam e experienciem destaques e replays de eventos esportivos de qualquer ângulo.

Cameras Super-HD cercam o estádio para capturar imagens de todos os ângulos para serem convertidas em “voxels” 3D. Imagem: Replay Technologies

A tecnologia da WSC Sports permite que fãs criem e distribuam videos personalizados durante e após os jogos usando as tecnologias AVGEN (Automatic Video Generator – Gerador Automático de Vídeos, en tradução livre) e Clipro. Em janeiro do ano passado, a NBA assinou um acordo com a WSC Sports resultando em um bot da NBA no Facebbok que permitia que fãs solicitassem destaques específicos.

Platica desenvolveu uma plataforma de interface conversacional B2P (brand to people) para ser usada em aplicativos de mensagem existentes. A ferramenta é ideal para times, ligas, redes de broadcasting e empresas tecnologias que querem alcançar os fãs de esportes.

Fabula Gaming ajuda clubes esportivos a gerar receita oferecendo jogos e outros conteúdos interativos exclusivos aos seus fãs.

FanPassTick oferece uma plataforma que otimiza a venda de ingressos e presença em eventos esportivos. No dia do jogo, FanPassTick envia mensagens a todas as pessoas que compraram ingressos a fim de checar se elas realmente comparecerão à partida. Caso contrário, o aplicativo pede permissão para vender o ingresso. Uma vez que o ingresso é vendido, o time e o dono do ingresso dividem os ganhos.

FanZone permite que fãs se conectem uns com os outros e compartilhem suas experiências além de organizar caronas, acomodações e até confraternizações antes e depois das partidas. A empresa possui escritórios em Tel Aviv, Londres, Paris e Madrid.

Fonte: Israel Trade