Cônsul de Israel realiza palestra sobre Cidades Inteligentes em evento pela Sucesu Minas

Foi realizado no dia 7 de abril o evento “Desafios do Gestor Público – Inovar para Realizar” pela Sucesu Minas na cidade administrativa em Minas Gerais que contou com a participação de 550 funcionários do Governo do Estado.

O Cônsul de Israel para Assuntos Econômicos do Rio de Janeiro, Daniel Kolbar, foi convidado para falar sobre as tecnologias israelenses que ajudam na criação de cidades inteligentes e ressaltou o grande potencial de cooperação entre Brasil e Israel nessa área que vem se desenvolvendo cada vez mais nos últimos anos.

Em Croatá, distrito do município de São Gonçalo do Amarante, no Ceará, está sendo construída a primeira smart city social do país, uma cidade inteligente que atenderá área com forte déficit habitacional e de outros serviços. Será o primeiro protótipo real de uma cidade inteligente para população de baixa renda.

A nova cidade, é uma iniciativa conjunta de duas organizações italianas, Planeta Idea e SocialFare – Centro para Inovação Social, com a StarTAU – Centro de Empreendedorismo da Universidade de Tel Aviv, que compartilham esforços para gerar impacto social e tecnológico.

Israel, em sua posição de líder nos setores de alta tecnologia, teve suas startups e tecnologias altamente inovadoras convidadas a participar do projeto que irá forjar o futuro das cidades inteligentes no Brasil. As três empresas israelenses que foram selecionadas a participar da criação da cidade, são: Magos – fabricante de radares para segurança, GreeIQ – sistema para controle de irrigação com base na previsão do tempo e ePixtier – plataforma em nuvem que fornece mapas em 3D, para o planejamento e gerenciamento eficiente das cidades.

Em vez de morar em um bairro anônimo do subúrbio, o habitante estará imerso num sistema social integrado, com sinal wi-fi liberado, aplicativos específicos para serviços de transporte alternativo, compartilhamento de bicicletas e motos, pagamentos via smartphone, além de reaproveitamento das águas residuais, controle computadorizado da iluminação pública e praças dotadas de equipamentos esportivos que geram energia.

A tecnologia também oferecerá ajuda para desenvolver programas sociais, como cursos de prevenção médica, nutrição, alfabetização digital e hortas compartilhadas.

A previsão é concluir a primeira fase dos trabalhos em 2016. Já a conclusão do projeto está prevista para o final de 2017.

Fonte: Missão Econômica