Coreia do Sul e Israel fecham acordo para impulsionar negociações comerciais

Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, cumprimenta o presidente israelense Reuven Rivlin — Foto: Reuters/Jung Yeon-je/Pool

A Coreia do Sul e Israel acertaram nesta segunda-feira (15) que irão impulsionar negociações para chegar a um acordo de livre-comércio, além de estreitar a parceria em diversas áreas como, por exemplo, a tecnológica.

As decisões foram anunciadas após uma reunião em Seul entre o presidente israelense, Reuven Rivlin, de visita oficial à Coreia do Sul, e o governante sul-coreano, Moon Jae-in.

Segundo a agência local de notícias “Yonhap”, Moon e Rivlin se mostraram a favor de acelerar negociações comerciais, convencidos de que esse acordo vai levar a uma cooperação mútua otimizada. A troca comercial entre os dois países acumulou US$ 2,7 bilhões no ano passado e vem aumentando nos últimos anos.

A Coreia do Sul vende a Israel veículos e equipamentos de comunicações, e importa componentes para microchips e aparelhos eletrônicos, entre outras mercadorias.

Os presidentes decidiram também reforçar a cooperação entre os dois países em setores como empresas emergentes de alta tecnologia.

Primeira visita em nove anos

Rivlin é o primeiro presidente israelense que visita a Coreia do Sul em nove anos. Os dois países estabeleceram relações diplomáticas em 1962. A Coreia do Sul ocupa o 11º lugar no destino das exportações israelenses.

Fonte: EFE e G1