Coronavírus: ranking aponta Israel, Cingapura e Nova Zelândia como os países mais seguros para se estar durante a pandemia

Funcionário faz sanitização do Muro das Lamentações, em Jerusalém Foto: AMMAR AWAD / REUTERS

Enquanto o novo coronavírus se espalha pelo mundo, muitos se perguntam se há ainda lugares seguros para se estar durante uma pandemia. Segundo um estudo feito pela empresa de consultoria Deep Knowledge Group (DKV), sim. O levantamento apontou quais os países que oferecem mais segurança para a saúde de seus residentes e os três primeiros são Israel, Cingapura e Nova Zelândia. O ranking leva em consideração principalmente a organização e eficiência do sistema de saúde local e as decisões tomadas pelos respectivos governantes para atender às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate à Covid-19.

Na segunda-feira, o primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, citou o estudo durante um pronunciamento. Ele comemorou a estatística, mas deixou claro que é necessário continuar reforçando as ações contra à pandemia.

“Ontem, vimos a pesquisa de saúde publicada por uma empresa distinta de Hong Kong. Ela classificou Israel no primeiro lugar no índice dos países mais seguros do mundo contra a disseminação do coronavírus – à frente de Cingapura, à frente de Hong Kong, à frente de Taiwan. Isso diz que até agora tomamos as decisões corretas e as tomamos durante o problema. Mas elas nunca são perfeitas. Isso não quer dizer que o perigo está para trás. Não vamos cair na armadilha da complacência. Não estamos diminuindo, nem por um momento, nossos esforços para controlar a epidemia”, disse Netanyahu.

Para Martin Zand, reitor associado do Centro Médico da Universidade de Rochester, em Nova York, Estados Unidos, que visitou Israel recentemente, as medidas adotadas pelo governo israelense para combater a Covid-19 são acertadas.

– A resposta em Israel realmente foi acertada. Distanciamento social, restrições de viagem, testes e preparação para os hospitais. A resposta nacional tem sido muito boa – disse durante entrevista para o “Times of Israel”.

Na opinião de Zand, um dos motivos para que Israel tenha conseguido agir rapidamente contra a doença é o fato do país possuir um sistema centralizado de saúde, o que não há nos EUA.

– Acho que o contraste mais importante entre Israel e o sistema de saúde dos EUA em relação à pandemia do COVID-19 é que Israel tem um sistema de saúde centralizado e um sistema de saúde pública central. Isso realmente ajudou a coordenar a resposta em todo o país. Há esforços sendo coordenados nos EUA, mas é mais fácil obter sincronia quando você tem um sistema nacional de saúde pública integrado – argumentou.

Veja os 10 países mais seguros, segundo a DKV

  1. Israel
  2. Cingapura
  3. Nova Zelândia
  4. Hong Kong
  5. Taiwan
  6. Japão
  7. Hungria
  8. Áustria
  9. Alemanha
  10. Coreia do Sul

Fonte: Extra