Desenvolvida Bio-Retina que promete devolver a visão aos deficientes visuais

O que parece ser possível somente em filmes de ficção científica, agora pode estar ao alcance de muitas pessoas que sofram de problemas de vista. Uma empresa israelense traz esperança a pessoas que sofrem de cegueira por deterioração da retina, agora elas tem a chance de voltar a enxergar.

Um minúsculo dispositivo, do tamanho de um grão de arroz, pode capturar sinais visuais, onde os transforma em sinais elétricos que estimulam os neurônios a fim de criar imagens ao cérebro da pessoa com cegueira.

O pequeno chip já foi testado em porcos pela empresa israelense Nano-Retina e dentro de dois anos já deve estar disponível no mercado. Em um período de uma semana, após a introdução do dispositivo, o paciente já deve voltar a enxergar, é o que afirma os pesquisadores. O pequeno chip é implantado na parte posterior do globo ocular, onde uma pequena cirurgia parecida com a da catarata, dura apenas 30 minutos. Após o período de recuperação da cirurgia, o que deve levar uma semana, o paciente já poderá desfrutar de atividades como ver TV. Porém, só será possível ter a captação de cores preto e branco e a leitura será possível caso as letras sejam relativamente grandes, mas com projetos posteriores a ciência promete novos avanços.

Implante é feito na parte posterior dos olhosO dispositivo, também conhecido como Bio-Retina, trabalha de acordo com os movimentos do olho, entre elas a dilatação das pupilas, dando melhor desenvoltura para a visão sem que o paciente precise fazer movimentos laterais com a cabeça, já que existe um campo considerável de visão.

No momento, a invenção só contribuirá com pessoas que sofrem de retinose pigmentar e degeneração macular, transtornos esses que são comuns com o avanço da idade. Mas no futuro o invento poderá estar disponível também às pessoas que sofrem de retinopatia diabética e atrofia do foto-receptor, o que ocorre com a falta de células que traduzem a luz que chega a retina em imagem.

O dispositivo também não será útil à pessoas que já nascem cegos e que tenham lesões de retina grave. Estima-se que 6 milhões de pessoas no mundo sofram de cegueira e lesão de retina. A empresa israelense procura estudar e ampliar suas descobertas em parceria com equipes científicas de todo o mundo, em busca de soluções para problemas e doenças da visão.

Para levar adiante este sofisticado produto a empresa israelense colabora com equipes científicas e indústrias no mundo todo, a fim de estudar melhores soluções para determinados problemas. A implantação da Bio-Retina deverá custar por volta de US$ 2 mil e se trata de uma alta tecnologia que busca devolver a visão a pessoas que sofram de problemas visuais.