Dispositivo móvel ajuda em gestão

ClickMobile: a solução pode ser usada desde em relógios até em tablets

A empresa israelense ClickSoftware percebeu um novo nicho no segmento corporativo. Através de relógios e óculos inteligentes, ela passou a oferecer software de gestão para gerenciar o serviço de profissionais de vários setores.

Denominado ClickSchedule, o software já era usado por empresas como a Phillips, para agendar a manutenção de equipamentos de diagnóstico em hospitais, além da Caterpillar, para prever quando deve revisar um trator, de sua linha automotora.

Agora, a ClickSoftware apresenta uma versão móvel da solução de gestão para smartphones e tablets. O foco principal, contudo, são os wearables (vestíveis). Estes são aparelhos eletrônicos com poder de processar sistemas operacionais, que podem ser usados na forma de relógios, pulseiras ou óculos. Os wearables eram inicialmente vendidos para cuidados com a saúde ou a prática de esportes. Agora, podem ajudar profissionais em campo, como ressalta o gerente de marketing da companhia, Alexsandro Labbate.

Conforme o executivo, o software embarcado em um óculos, por exemplo, pode ajudar um técnico de uma companhia de energia. Ao trabalhar em um ambiente hostil, como uma estação de energia, ou uma turbina elétrica, o profissional precisa de respostas rápidas, para um trabalho mais eficiente.

Aplicação

“Em cima de uma torre de transmissão, a performance do funcionário será muito maior, se ao invés de um manual de papel, ele tiver o conteúdo exibido nos óculos”. As soluções produzidas pela Click são utilizadas principalmente por companhias que precisam gerir grandes grupos ou que executam trabalho de campo, como energia e telecom. Isso porque a realização de várias tarefas, nas mãos de muitos funcionários, principalmente quando envolve deslocamento é preciso cruzar dados e isso pode ser feito pela aplicação.

Parceria

Alexsandro aponta uma parceria com a operadora de telefonia Oi na qual 40 mil técnicos da empresa enviados para serviços na casa dos usuários utilizam a solução móvel. A logística e a agenda dos empregados são monitorados em tempo real. Labbate conta que por causa do êxito, a operadora e a ClickSoftware estão produzindo um levantamento para mapear os resultados.

O estudo vai mapear a qualidade do serviço junto aos usuários da Oi e a economia poupada pelo sistema, no deslocamento dos técnicos.

A ClickSoftware indica que o as aplicações podem gerar economia de custos, com redução 15% a 20% dos gastos, que geralmente são poupados em custos como horas extras.