ELE CONVENCE STARTUPS DOS EUA E DE ISRAEL A APOSTAR NO BRASIL

Diferentes histórica e culturalmente, Estados Unidos e Israel têm um grande ponto em comum: um forte ecossistema de startups. Não à toa, eles foram os países escolhidos pela Mindset Ventures — uma gestora de fundos de investimento criada nos EUA pelos brasileiros Daniel Ibri e Camila Folkman — para buscar novos negócios.

Desde 2016, eles ajudam brasileiros a investir em negócios americanos e israelenses de tecnologia. Também estimulam e apoiam startups dos países a apostar no Brasil.

Dos 37 negócios que receberam aporte, oito passaram a atuar em terras brasileiras. Além de fornecer recursos, a gestora busca apoiar os empreendedores no desenvolvimento dos negócios.

É, também, uma forma de atender as demandas daqui. “O investidor brasileiro ainda tem muita dificuldade de investir fora do país. Os desafios vão de encontrar uma boa startup até convencer os empreendedores a permitir que eles façam parte da rodada de investimento”, diz Ibri.

Atrativos

O ecossistema mais maduro de EUA e Israel foram critérios decisivos para a Mindset definir seu modelo de negócio. Antes, Ibri chegou a comandar um fundo focado apenas em startups brasileiras.

“Eu ouvia muitos investidores dizerem que os negócios eram legais, mas que eles já haviam investido em algo parecido anos atrás”, diz ele. Hoje, a Mindset Ventures aposta em negócios de áreas como saúde, educação, finanças, agronegócio e segurança cibernética.

Os planos de se instalar no Brasil não são um critério para o investimento – mas a tendência é que, ao procurar pela gestora, os negócios já estejam de olho no país.

“Para startups de fora, o Brasil ainda é um lugar barato para fazer negócios. Também somos grandes adeptos e consumidores de tecnologia”, explica.

Uma das startups que vieram para cá após o aporte foi a americana PayJoy, cuja proposta é tornar o financiamento de smartphones mais acessível a pessoas de baixa renda.

Para isso, criou um software que bloqueia os aparelhos caso a prestação não seja paga – uma garantia que dispensa, para o varejista, a necessidade de rigorosas análises de crédito.

Ativos
A maioria dos investidores dos fundos da Mindset Ventures são brasileiros que vivem tanto dentro quanto fora do país. Há também uma parcela significativa de europeus.

Grande parte deles também não busca apenas retornos financeiros. “Há uma grande busca por aprendizado e exposição à tecnologia”, diz Ibri.

Após captar dois fundos, em 2016 e 2017, a gestora começará um novo em agosto deste ano. A expectativa é ter mais seis startups americanas ou israelenses presentes no Brasil em até dois anos.

Para o futuro, a gestora também considera incluir outros países, em especial da Europa, entre os seus focos.

Fonte: PEGN