“Em Israel, empreender é um verbo em hyperlink.”

“Na aula inaugural de nossa missão, o professor Avi Kluger nos contou episódios tocantes da saga de seus ancestrais para escapar ao horror nazista. E nos fez entender que empreender significa bem mais que fundar uma empresa. Significa, antes de mais nada, dar valor à vida e preocupar-nos em construir um repertório ao longo do tempo que nos faça sentir orgulho de termos sido quem somos.” É com essas palavras que Sandra Boccia, diretora de redação da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, apresenta a reportagem especial sobre Israel na edição de março.

A missão à qual Sandra se refere foi organizada pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com a Universidade Hebraica de Jerusalém, que levou brasileiros a Israel com o objetivo de mostrar in loco porque o país lidera o ranking mundial de startups per capita. A reportagem destrincha a receita sabra de sucesso: altos investimentos em educação, pesquisa e desenvolvimento; políticas de transferência de tecnologia das universidades para o mercado; número crescente de investidores anjo; burocracia simplificada; pragmatismo, ousadia e criatividade, entre outros aspectos.

A matéria mostra ainda exemplos de startups israelenses que se destacaram no mercado internacional, bem como entrevistas com empreendedores, acadêmicos e autoridades israelenses.

A versão digital da revista está disponível no site da PEGN (é preciso ser assinante para ter acesso).