‘Em Israel, está sendo criada a agricultura do futuro’, diz produtor de Caxias do Sul

14 produtores rurais gaúchos estiveram em Israel no início de agosto para conhecer novas tecnologias de irrigação e de cultivo protegido para a produção de hortifrutigranjeiros e orgânicos. Os empreendedores são das regiões Serra, Norte, Metropolitana e Sinos.

“Israel desperta muito a atenção, pois apesar de ter apenas 7% do território do Rio Grande do Sul e problemas com falta de água, temperaturas extremas e solos muito pobres, consegue praticar uma agricultura sofisticada e voltada para o mercado externo. Consegue produzir mais com menos” disse o produtor Charles Venturin, que já aplicou a técnica de irrigação por gotejamento em sua propriedade rural, após outra visita a Israel, realizada em 2010. Para ele, em Israel, já esta sendo desenvolvida a agricultura do futuro.

A missão foi promovida por SEBRAE-RS, Sindicato Rural de Caxias do Sul e Federação Israelita (Firs) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Farroupilha.

Para o diretor executivo da Firs, Albert Poziomyck, os objetivos da missão foram plenamente alcançados: “Este tipo de missão contribui para estreitar laços entre o nosso Estado e Israel, trazendo as melhores técnicas e avanços científicos para o desenvolvimento do setor do agronegócio gaúcho e incrementando o comércio bilateral”, afirmou.