Empresa de Israel contrata programadores de Gaza

Palestinas trabalham na empresa israelense Mellanox. Foto: Divulgação.

A Mellanox Technologies, localizada no norte de Israel, contratou recentemente quatro programadores da Faixa de Gaza e pretende contratar mais seis nos próximos meses. 10% dos funcionários da empresa em Israel são árabes; na Cisjordânia, em parceria com a empresa de software ASAL Technologies, são 68 funcionários palestinos, informa a agência Reuters.

A contratação de palestinos permite integrar a mão-de-obra árabe ao setor high-tech de Israel e também ajuda as companhias israelenses. “Isso aproxima os dois povos. Quanto mais interagimos, mais nos esforçamos para a coexistência”, afirmou Eyal Waldman, chefe-executivo da Mellanox.

O maior obstáculo é a dificuldade de deslocamento dos palestinos. Mas Waldman disse que esse problema pode ser resolvido por meio de conferências de áudio e vídeo.

A Mellanox desconhece outras empresas de tecnologia que contratem palestinos de Gaza. A troca econômica entre Israel e Gaza se limita, na sua maior parte, a produtos agrícolas, cimento e gasolina.

Waldman ressaltou ainda que o setor de tecnologia israelense cresceu a partir de centros estabelecidos em Israel por empresas como a Intel, Microsoft e IBM. A partir daí, os israelenses aprenderam a construir as suas próprias. Para ele, o mesmo ocorrerá para os palestinos.

Fonte: Conib