Empresa israelense ajuda médicos a tratar o câncer de mama congelando tumores com nitrogênio líquido

A IceCure Medical, uma empresa localizada na cidade costeira de Caesarea, no norte de Israel, afirma que seu sistema ProSense™ não invasivo é uma alternativa rápida e indolor à cirurgia de remoção de câncer.

O ProSense ™ é aprovado pela FDA e Comissão Europeia e está disponível nos Estados Unidos, Europa, Hong Kong, Tailândia, Cingapura, América Central e América do Sul.

O ProSense funciona inserindo uma sonda extremamente fina diretamente no tumor, injetando-a com uma solução de nitrogênio líquido de -170 graus Celsius e congelando-a. A solução destrói o tumor, mas deixa o tecido circundante ileso. O corpo então absorve o tumor morto. O tratamento pode levar até uma hora e a única medicação para a dor necessária é a anestesia local.

Muitos pacientes são autorizados a ir para casa no mesmo dia do procedimento.

“O tratamento com nosso sistema permite a eliminação de todo o tumor por congelamento. Os pacientes que participam do estudo podem desfrutar de suas vidas rotineiras após uma carta e tratamento direto, sem cicatrizes e sem alterar a forma ou tamanho da mama”, disse o CEO da IceCure Medica, Eyal Shamir.

Esse tipo de tratamento é chamado de “crioterapia” e tem sido usado para tratar os estágios iniciais do câncer de mama e dos tumores benignos da mama, conhecidos como Fibroadenoma (FA).

Um estudo de 2012 descobriu que a criodestruição mostrou-se funcional e segura, ao mesmo tempo em que mostra redução na palpabilidade e dor causada pela FA nos pacientes tratados.