Empresa israelense cria dispositivo contra hackers automotivos (vídeo)

towersec

O ECU Shield é um dispositivo eletrônico para proteção de automóveis contra dispositivos remotos que desarmam os sistemas de segurança do veículo. Criado pela empresa israelense Towersec, o aparelho é um bloqueador inteligente.

Ele impede que fontes externas interfiram em sistemas de segurança e informação do veículo, bem como multimídia e outros dispositivos eletrônicos. Ondas de rádio, Wi-Fi, satélite, infravermelho, entre outros, são impedidos de agir contra o carro com ECU Shield.

O dispositivo da Towersec não só impede entradas não autorizadas, como também registra essas fontes externas que tentaram violar a segurança do automóvel. Assim, cria-se um log para evitar futuros ataques de hackers.

O Tesla Model S foi hackeado por um usuário usando um laptop, mostrando que é possível não só invadir os sistemas do carro, mas também altera-los. Isso coloca em risco a segurança de ocupantes e terceiros, gerando assim temor entre aqueles que acreditam que pessoas com devido conhecimento possam acessar carros para ataques terroristas ou ações ilícitas.