Mobileye: Varredura eletrônica para veículos chega no Brasil por R$ 3,5 mil

A empresa Mobileye criou em 2012 um dispositivo chamado Mobileye Série 5, que ainda é pouco conhecido, apesar de já ter algum tempo de mercado. Mobileye Série 5 é composto de um pequeno dispositivo eletrônico equipado com radar e sensores, instalados no painel e para-brisa que ao serem acionados são capazes de detectar pedestres e veículos, bem como alertar possível colisão, desvio de faixa involuntário, placas de sinalização ou controle de farol alto.

Agora, uma versão do dispositivo chamada Safedriving já está disponível no Brasil. O sistema da Mobileye chega por R$ 3,5 mil e utiliza uma câmera de varredura frontal com identificador de imagens e uma tela de LCD montada no interior do veículo, mas não possui o aplicativo para smartphone. Vendido pela Zatix, o aparelho deverá ter as transportadoras de carga como os maiores operadores, a fim de reduzir acidentes e roubos.

No entanto, o Safedriving pode ser utilizado também em automóveis. Fornecedora de fabricantes de automóveis, tais como a Volvo, por exemplo, a Mobileye oferece este dispositivo sem atuação direta nos sistemas de direção, frenagem e aceleração, como ocorre em alguns carros de luxo, reduzindo assim seu custo, embora ainda seja elevado no Brasil se comparado ao exterior.

Apesar da Mobileye ser uma multinacional cuja a sede está na Holanda, sua ideia original e seu centro de desenvolvimento está localizado no Estado de Israel, com escritórios na ilha de Chipre, Estados Unidos, Alemanha, China e Japão. A grande maioria dos diretores da empresa são israelenses e formados em Israel.

Mobileye: http://www.mobileye.com/