Empresa israelense de energia solar iluminará 87.000 casas no Burundi

Um projeto de energia solar fornecerá eletricidade a 87.000 residências e empresas no Burundi, um dos países africanos mais pobres do mundo, graças a uma empresa holandesa com investidores israelenses.

A empresa Gigawatt Global lançará um projeto de painel solar que aumentará 15% a capacidade energética do país e representará o maior investimento privado no setor de energia em 30 anos.

O campo solar estará localizado em um terreno privado de 115.000 metros quadrados, alugado na cidade de Mubuga.

“Esperamos que esse projeto solar histórico aumente ainda mais nossas relações bilaterais e mostre à África soluções práticas para o desenvolvimento econômico e a crise climática”, disse Raphael Morav, embaixador de Israel no Burundi.
A Gigawatt Global também está desenvolvendo uma mini rede de eletrificação rural baseada em projetos de energia solar e piloto de iluminação solar no Burundi.

A Dra. Hanna Klein, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento de projetos da empresa, planeja mudar os moinhos de farinha em Mubuga de motores a diesel para motores elétricos movidos por uma mini rede de energia solar.

__

Fonte: Agencia AJN e Revista Kadimah