Empresa Israelense desenvolve tecnologia para evitar buracos nas ruas

Imagine uma cidade onde as pessoas nunca mais terão o transtorno de trânsito impedido e asfalto esburacado por causa de reparos na rede de água. Isto que já é realidade em países como Israel, Itália e México, agora está disponível no Brasil e será apresentado na 46ª Assembleia Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), entre 16 e 19 de maio, em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, pela ATME Eco Solutions, que está lançando o TALR (Trenchless Automated Leakage Repair), em tradução livre, Reparo de Vazamento Automatizado sem Vala.

Conhecido também como Curapipe, nome da empresa israelense responsável pelo seu desenvolvimento, este sistema é uma tecnologia revolucionária que permite realizar reparo de vazamentos nas redes urbanas de abastecimento por dentro da própria tubulação sem necessidade de abertura de valas nas vias públicas.
Considerada a maior inovação no setor em quase 100 anos, o Curapipe funciona de maneira simples e eficiente. Uma espécie de sonda, chamada PIG (Pipeline Inspection Gauge), é lançada num trecho isolado da rede por meio de um hidrante à montante. O PIG carrega um compartimento com uma substância de vedação e cura. Sob pressão, o Curapipe detecta e veda automaticamente furos ou simples fissuras que são fontes de vazamento que existem na tubulação. A cura é imediata e não há qualquer alteração na potabilidade da água. Completada a operação, a sonda é retirada por meio de um hidrante à jusante.

“No mundo inteiro, entre 50% e 75% dos vazamentos são causados por micro furos ou micro fraturas. São fontes invisíveis que causam prejuízos para as concessionárias e que o Curapipe elimina com rapidez e eficiência, sem necessidade de abrir valas que causam tanto transtornos no meio urbano”, explica Paulo Roberto Carvalho, Coordenador de Hidráulica e Meio Ambiental da ATME Eco Solutions.

A empresa que é focada em soluções sustentáveis e inovadoras nas áreas energéticas, de saneamento ambiental, de recursos hídricos, na geração de energia por fontes renováveis e de gestão apresentará mais duas tecnologias israelenses: Solaris Synergy e TaKaDu.

Energia solar no reservatório
Tecnologia exclusiva da estrutura de flutuação israelense, o Solaris Synergy é um dispositivo de flutuação sem uma plataforma de suporte para geração de energia renovável através de painéis da maior fonte de eletricidade, o sol, em reservatórios de água ao ar livre. Construída por ligações de cabos de aço, fazendo o formato de uma colmeia, um barco pequeno percorre as fileiras de fácil acesso para fazer a limpeza e a manutenção dos painéis. O sistema, por fim, tem duas principais funções: gerar mais energia, como se o sistema fosse instalado na terra, mas a água o mantem mais resfriado; e preservar a água, já que o dispositivo ajuda a eliminar o crescimento de algas no local e, também, permite que o reservatório perca menos água por conta da evaporação.

Nova cultura de gestão
O TaKaDu é um sistema baseado em nuvem que transforma múltiplos tipos de dados brutos em informações valiosas para a operação e auxilia nas decisões estratégicas das empresas de abastecimento de água. O sistema monitora ininterruptamente 50 mil quilômetros de rede em oito países, analisando dados existentes para encontrar, classificar, alertar e reportar anormalidades em tempo real.