Empresa israelense LifeBond desenvolve uma ferramenta cirúrgica inovadora.

LifeSeal, a solução selante sem vazamentos para os pacientes que se submeteram à cirurgia gastrointestinal (GI), agora está aprovado para uso na União Europeia. O selante desenvolvido pela LifeBond, com sede em Israel, vai permitir que médicos em 32 países utilizem a “cola” especial que evita vazamentos após operações bariátricas e GI.

Além disso, segundo a empresa, LifeSeal também já está no caminho para a aprovação da Food and Drug Administration (FDA), que a companhia espera que aconteça após começar seus novos estudos internacionais, que irá incluir sites nos EUA e na Europa.

“LifeSeal oferece unidades cirúrgicas e hospitais com uma ferramenta cirúrgica inovadora e de alta qualidade que se integra facilmente na prática cirúrgica, e tem sido comprovada em estudos clínicos que faz grande diferença positiva para os pacientes,” disse Itai Harel, presidente do conselho da LifeBond e sócio-gerente-geral da Pitango, empresa de capital de risco investiu recentemente $ 27.000.000 na rodada de investimento “Série D” da empresa LifeBond.

Geralmente, os pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica ou GI terão suas incisões grampeadas ou coladas, nenhuma das quais é uma solução ideal. É sabido que os grampos podem abrir, enquanto colas podem soltar ao longo do tempo. Em ambos os casos, o risco de infecção aumenta consideravelmente se o interior do paciente é exposto ao ar.

Além disso, os dispositivos de fechamento devem permanecer no lugar durante meses, mas é difícil para os pacientes viverem com eles e mesmo se eles forem bem protegidos, muitas vezes eles rompem por causa de movimentos do paciente como se coçar.

Para resolver esta situação, LifeBond desenvolveu uma tecnologia adesiva que se transforma rapidamente em um polímero (sob a forma de uma matriz de hidrogel – um selo transparente, flexível e forte) que adere fortemente às superfícies dos tecidos fisiológicos. As propriedades do processo de polimerização e a matriz de hidrogel podem ser controladas para atender uma variedade de aplicações.

Segundo a empresa, o selante é mais forte e mais duradouro do que outros no mercado e usa apenas ingredientes naturais ao invés de produtos químicos, por isso é muito melhor tolerado por pacientes do que outros selantes.

 Fonte: Nocamels