Empresa israelense que extrai água potável do ar ganha prêmio de prestígio nos EUA

A Watergen está ajudando comunidades pobres em todo o mundo, transformando o ar em água potável.

A inovadora empresa israelense está levando a mesma tecnologia para as residências comuns com seu novo e premiado eletrodoméstico chamado “GENNY”. O GENNY foi nomeado recentemente o vencedor do ‘Produto de Eficiência Energética do Ano’, na premiação de ‘Marca de Excelência em Casa Inteligente de 2020’, na Feira CES em Las Vegas, nos EUA.

A Consumer Technology Association (CTA) apresentou o prêmio, que homenageia as principais inovações do setor no mercado de residências inteligentes.

O GENNY pode ser usado em residências e escritórios e utiliza o recurso ilimitado do ar para fornecer água potável sob demanda, eliminando a necessidade de comprar água engarrafada e reabastecer jarros pesados.

Funcionamento
O sistema separa o vapor de água do ar usando um subsistema dessecante líquido. O dessecante líquido, carregado de umidade, entra em um sistema de condensação-dessorção, onde o resfriamento e condensação são realizados somente no vapor de água extraído, em vez de no ar úmido, economizando assim a energia para resfriar o ar seco (como é feito em sistemas de resfriamento direto).

O processo opera como um sistema de estágio único, uma vez que o vapor é absorvido pelo dessecante líquido, que é então circulado para os subsistemas de separação e condensação (sem o ar). Possíveis fontes de energia para a dessorção de vapor incluem geradores ou um aquecedor solar.

A empresa diz que o GENNY também purifica o ar como parte do processo de geração de água.

“A missão da nossa empresa é eliminar a necessidade de confiar em fontes externas para as necessidades da vida e ajudar as pessoas a se tornarem mais ecológicas. Estamos especialmente honrados em ser nomeados ‘Produto de Eficiência Energética do Ano’ na feira CES deste ano, porque esse prêmio apoia diretamente um dos principais valores que a Watergen representa”, disse Dan Clifford, presidente da Watergen do continente Norte Americano.

O GENNY da Wategen também recebeu o prêmio da CES de ‘Melhor Inovação em 2019’.

A Watergen continuará fornecendo água potável para comunidades pobres isoladas que não têm acesso a água limpa com sua máquina GEN-M, que é facilmente transportável. A máquina pode produzir até 800 litros de água todos os dias.

Assista ao vídeo do GENNY da Watergen (em Espanhol).