Empresa israelense revoluciona tingimento de linhas

A empresa israelense Twine Solutions lançou na ITMA 2019, ocorrida em junho em Barcelona, o primeiro sistema digital de tingimento de linhas sob demanda, para aplicações em vestuário, calçados, malhas, decoração, entre outros. A partir da tecnologia inovadora DST ™, o designer poderá selecionar a cor exata da linha que precisa e prepará-la para a produção imediatamente. O sistema TS-1800 tinge digitalmente fios crus ou brancos em qualquer comprimento e tonalidade, sendo possível escolher entre milhões de cores e tons, bem como gradientes (efeito dégradé), eliminando o longo e pesado processo de tingimento convencional de fios. Na feira, a empresa também apresentou o aplicativo móvel de correspondência de cores digital SnapMatch, que captura imagem de uma amostra, usando um sistema de algoritmos próprio, que analisa imediatamente a cor com precisão. O usuário então envia esta cor capturada para o equipamento TS-1800 e o tingimento é realizado conforme desejado.

Como funciona

O processo começa quando uma cor é selecionada pelo usuário. Os algoritmos criam automaticamente uma receita e iniciam uma mistura de tinta precisa das cores TDI ™ básicas (CMYK) da Twine. Depois de concluído, o fio passa por uma câmara de tratamento, seguindo posteriormente para a unidade de secagem que fixará a tinta nas fibras da linha. A última fase do processo é a lubrificação aplicada ao fio.

A tecnologia DST ™ da Twine elimina o processo de tingimento convencional a granel longo, substitui-o por um sistema interno direto, rápido e digital.Segundo Alon Moshe, CEO e co-fundador da Twine, o processo de tingimento digital economiza 70 litros de água limpa por 1 kg de fio tingido, reduzindo  também o desperdício de corantes. A tecnologia de circuito fechado do sistema garante que não haja emissões ou resíduos descartados para o meio ambiente. “Em muitos setores da indústria, até 50% das linhas e fios tingidos são descartados antes mesmo de serem usados. Para acabar com este desperdício, o sistema Twine  permite que se tinja apenas  a quantidade necessária,  em um processo altamente sustentável e econômico”.

A Twine Solutions é uma startup fundada em 2015 em Israel, com experientes profissionais multidisciplinares que vieram da indústria de impressão gráfica e têxtil. A empresa foi premiada por ter desenvolvido o sistema de tingimento digital e o software para aplicação. Em novembro de 2018 a Twine anunciou parceria com a Coats, multinacional britânica, considerada o maior fabricante mundial de linhas de costura e suprimentos para confecção. O objetivo da parceria foi desenvolver software para cor integrado ao Coats ColourStitch. A Coats também participou da feira, no estande da Twin na ITMA, apresentando vários tipos de linhas tingidas com o novo sistema. “Com essa inovação, elimina-se nas fábricas a necessidade de manter um estoque de linhas coloridas. Isso reduz drasticamente os custos de logística. Esse método inovador de múltiplas cores e linha única liberará sua criatividade, removendo as limitações de design e, ao mesmo tempo, melhorando as eficiências na produção. Este é mais um passo no trabalho conjunto entre a Twine e a Coats, visando o futuro da indústria têxtil”, diz Alon Moshe. Para saber mais sobre processo eco-friendly da Twine, acesse: http://twine-s.com/