Empresa israelense traz ao Brasil sistema de monitoramento de cidades

A israelense Netcom Malam Team trouxe para o Brasil um sistema que parece ter saído dos filmes: ele integra informações de todos os órgãos do governo, como polícia, hospitais, departamento de trânsito e câmeras de vigilância, detecta anormalidades e propõe uma resposta.

“O Brasil tem uma intenção de melhorar a segurança, por isso é um bom momento para apresentar o nosso sistema”, afirma Erez Gabriel Michaeli, vice-presidente de Desenvolvilemtno de Novos Negócios da Netcom.

A empresa, que é responsável pela infraestrutura estratégica do governo de Israel, já atuou em Olimpíadas e Copas do Mundo, como a da África, com o sistema de segurança. Também fornece componentes de seu sistema para alguns países da Europa.

Em caso de um acidente de grandes proporções, por exemplo, o sistema mostraria, na central de controle, qual a emergência; simultaneamente, contataria a polícia ou os bombeiros, para que fossem atender a ocorrência, e enviaria mensagens aos hospitais mais próximos para que recebessem as vítimas.

“Não é preciso uma pessoa ficar olhando para uma ou mais telas esperando para ver uma emergência, para então dar um ou mais telefonemas. O sistema faz o contato por um meio de comunicação interligado e simultâneo”, diz o executivo.

No Brasil, segundo Michaeli, já foram feitos contatos com o governo federal e alguns estaduais.

A Copa do Mundo de 2014 será a primeira oportunidade de mostrar o sistema no País, vidando as Olimpíadas de 2016.

“Em situações de emergência, o sistema oferece uma resposta mais rápida e eficiente”, afirma o executivo.