Entrevista com Yaron Littan – CEO da Ituran do Brasil

yaron01Nascido em Israel e formado em Economia e Administração pela Universidade Bar Ilan, Yaron Littan é CEO da Ituran do Brasil desde 2007. Abaixo ele relata sua trajetória com exclusividade para a newsletter da Câmara Brasil Israel.

Conte-nos sobre sua trajetória profissional e como chegou ao Brasil.
Após atuar como comandante no exército, viajei durante um ano pela América do Norte, do Sul, Central e Latina e em 1998 ingressei na Ituran em um cargo de supervisão. Enquanto cursava o segundo ano do MBA, recebi a proposta para ser o presidente de uma empresa israelense de alta tecnologia localizada no Equador. Em quatro anos a empresa saiu do vermelho e expandiu suas operações para a Colômbia, Venezuela e México, aumentando o número de funcionários de 40 para 700. Em 2007 fui convidado a voltar para a Ituran, desta vez como CEO no Brasil, o que para mim veio no momento certo. Aceitei o desafio e me mudei para o Brasil.

Desde quando a Ituran está no Brasil e qual a posição ocupada pela empresa dentro da estrutura mundial da matriz em Israel?
A Ituran está presente em diversos países mas tem a operação completa (importação dos equipamentos, instalação e fornecimento do serviço) somente no Brasil, Argentina, Estados Unidos e Israel. Ela iniciou suas operações no país em 2000 e em pouco tempo o Brasil se tornou um dos mais importantes dentro da estrutura mundial da empresa. Com 600 funcionários o país é responsável por aproximadamente 50% das operações da Ituran com um dos maiores índices de crescimento dentro do grupo.

Quais os principais diferenciais de qualidade oferecidos pela Ituran?
A Ituran tem uma tecnologia própria e exclusiva no mercado de rastreamento de veículos, com um equipamento sem fio que é o único capaz de driblar o bloqueador de GPS (jammer). Apesar de toda esta tecnologia, seus preços são os mais competitivos do mercado.

Qual o número de clientes ativos e quantos carros a Ituran já recuperou desde que chegou ao Brasil?
A Ituran tem cerca de 300 mil veículos ativos no país, ou seja, com o rastreador instalado e o serviço de rastreamento ativo. A empresa já recuperou cerca de 35 mil veículos no país, o que equivale ao valor de R$ 1,5 bilhão.

Quais as competências exigidas do CEO de uma empresa israelense de alta tecnologia atuando no Brasil?
Acho que o mais importante é ser capaz de fazer a “tropicalização” para o ambiente brasileiro. Você precisa ser flexível e ter humildade, conhecer bem as particularidades do país e entender que você precisa se adaptar. Não adianta chegar aqui e achar que pode mudar tudo. Além disso, os brasileiros são muito receptivos com os estrangeiros, o que facilita muito.

Ao longo de sua carreira, qual foi seu maior desafio?
Para mim o maior desafio foi entrar em uma nova empresa e começar tudo do zero. É uma mudança completa. No meu caso a mudança foi maior ainda, pois não mudei apenas de empresa, mas sim para um novo país.

Como é o relacionamento da Ituran com a Câmara Brasil Israel?
Desde que cheguei ao país estabeleci uma excelente relação com a Câmara Brasil Israel, participando de atividades e eventos que reforçam o network com empresários e autoridades. Também patrocinamos alguns eventos da entidade, o que ajudou a dar mais visibilidade para a Ituran.

Há algo que gostaria de acrescentar?
2013 foi um ano excelente para a empresa no país. Espero que em 2014 a Ituran possa seguir no mesmo ritmo de crescimento, o que não vai ser fácil com as Eleições e a Copa do Mundo, mas estamos prontos para este desafio. A boa notícia é que acaba de ser aprovada uma nova Lei estabelecendo a obrigatoriedade do rastreador para todos os carros produzidos no país a partir de 2014, assim como para os importados, o que vai gerar um grande impacto no mercado e será muito positivo para nós.