Escolas brasileiras inovadoras podem concorrer em desafio internacional

Escolas inovadoras em busca de atualização e de parceria com outras instituições ao redor do mundo têm até o dia 09 de abril para concorrer a uma vaga no programa Edumission, que formará uma rede para troca de experiências entre educadores. Criada pela empresa de impacto social israelense Education Cities, a iniciativa pretende selecionar 20 escolas para 2017 e já fala em aumentar esse número nos próximos anos.

A inscrição é a aberta a escolas do mundo todo e as precisam ser formadas por pelo menos três professores. Como critérios para a escolha, estão o comprometimento e a motivação, o potencial de escala para atrair novos professores e a criatividade para apresentar o projeto aos jurados e às demais escolas.

Um ponto importante: as instituições devem se responsabilizar pelo custeio das passagens aéreas para as visitas às demais escolas participantes. Além disso, também é necessário comprometimento para receber as delegações dos outros países. A Edumission fornecerá material criado por especialistas e apoio para desenvolvimento profissional durante todo o ano. Ao abrirem suas portas a outras instituições, as escolas e educadores também ganham a chance de fazer parte de uma rede e serem avaliadas por especialistas de outros cantos do mundo.

A escola vencedora será escolhida pelo voto popular e por um time de jurados formado por especialistas em educação, como o consultor britânico Ken Robinson, o professor indiano Sugata Mitra, o psicólogo americano Peter Gray, além de Yaacov Hecht, educador de Israel e especialista em escolas democráticas. Como prêmio, a instituição ganhará passagens aéreas e ingressos para a edição de 2018 da feira educacional BETT, em Londres, na Inglaterra.

A Edumission descreve assim os estágios do programa: 1) Inscrição dos programas pelas escolas; 2) Escolas selecionadas recebem orientação; 3) Equipes produzem um vídeo explicando como suas escolas atuam; 4) Educadores conhecem os projetos das demais escolas; 5) Equipes viajam para conhecer as experiências educacionais in loco; 6) A escola vencedora ganha passagens aéreas para BETT.

Após a entrega das inscrições até 20 de março, escolas selecionadas serão notificadas em 20 de abril. Confira mais informações no site da Edumission.