Estádio de futebol de Israel experimenta túnel para desinfetar jogadores

O estádio Bloomfield de Tel Aviv instalou um túnel especial para pulverizar jogadores de futebol que chegam para partidas com uma fina névoa desinfetante para ajudar a impedir a propagação do novo coronavírus.

O teste do túnel, que será utilizado até o final da temporada, acontece quando as ligas esportivas de todo o mundo se preparam para retomar os jogos, mas lutam para garantir a saúde dos jogadores e torcedores. A liga de futebol de Israel foi retomada, mas com portões fechados.

O túnel usa água eletrolisada — produzida pela eletrólise de água e sal — que há muito tempo é aprovada para uso como desinfetante.

Pesquisadores da Universidade Bar-Ilan, em Israel, dizem ter desenvolvido tecnologia para prolongar a vida útil da água eletrolisada.

A RD Pack, uma empresa israelense especializada em automação, instalou o sistema de dispersão desinfetante no túnel. Uma máquina de bomba d’água detecta quando alguém entra e pulveriza a solução automaticamente por 15 segundos, banhando os jogadores e seus pertences em uma névoa desinfetante.

“Não somos uma cura para o coronavírus, estamos lutando contra sua disseminação”, disse Eran Druker, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da RD.

Desde que o teste começou no sábado, três partidas foram disputadas em Bloomfield. Jogadores, funcionários e mídia não são obrigados a atravessar o túnel de vidro, mas Druker estimou que 100 a 200 pessoas o fizeram antes de cada partida.

“A maioria das pessoas quer passar por isso. Eles se sentem muito mais seguros ”, disse ele à Reuters.

Sua empresa espera obter aprovação regulatória dentro de três meses. O pesquisador da Bar-Ilan, Izaak Cohen, disse que o desinfetante patenteado foi testado em laboratório em coronavírus, vírus herpes e bactérias.

Ele pode ser usado em superfícies de hospitais, escritórios, aeroportos, hotéis, ônibus e escolas, substituindo desinfetantes químicos tóxicos como alvejantes, disseram os pesquisadores.

Fonte: Reuters