Estudantes de Engenharia da Universidade de Tel Aviv levam Solução de água limpa para a Tanzânia

Como muitas boas histórias, esta começou com alimentos. Um grupo de estudantes da Faculdade de Engenharia da TAU (Tel Aviv University), Iby e Aladar Fleischman, organizaram  no campus a venda de comida e bebidas para alavancar a arrecadação de fundos para um projeto de voluntariado na África. Muitas vendas mais tarde e com uma doação de peso da empresa Shikun & Binui, do Grupo Arison, uma companhia de construção, a equipe da TAU chegou na Tanzânia para construir um sistema que iria fornecer água potável para centenas de estudantes de uma escola secundária local.

Liderando a delegação da TAU estava a estudante de engenharia elétrica Eran Roll e diretor da regional dos Engenheiros Sem Fronteiras da TAU (EWB), que iniciou e supervisionou o projeto. EWB é uma organização internacional dedicada a trazer soluções de engenharia para comunidades carentes.

Roll explicou que  o projeto genêsis teve início em 2007, quando o ex-aluno de engenharia Itai Perry viu as dificuldades causadas por água contaminada durante uma viagem de voluntariado da TAU para a aldeia do norte da Tanzânia chamada Minjingu. Os moradores bebiam água com níveis excepcionalmente elevados de flúor, causando deformidades esqueléticas e graves problemas dentários entre as crianças locais. Sete anos depois, Roll e outros quatro voltaram a Minjingu para construir e instalar uma colheita de água da chuva com capacidade para 48.000 litros de água e um sistema de filtragem avançado que permitiria aos 400 estudantes e funcionários da Escola Secundária Nkaiti (única escola secundária na região) beber e cozinhar com água limpa e segura. Eles também treinaram os funcionários da escola e voluntários sobre como operar e manter o sistema, e eles mantiveram contato com os moradores locais para garantir que todos os erros seriam sanados. A equipe criou o sistema com a ajuda de um especialista em aproveitamento de águas pluviais de Israel, Amir Yechieli.

Uma vez que o projeto foi concluído, o diretor da escola, o Sr. Tango, escreveu à equipe de TAU uma carta de gratidão. “Graças a este projeto, nós somos agora uma família com vocês. Vamos manter nossa relação cada vez mais “, escreveu ele. “Nós esperamos que vocês possam trazer mais projetos para o desenvolvimento de nossa escola.”

O processo de aprendizagem

Antes que Roll e sua equipe – a estudante de engenharia elétrica Maayan Raviv , a estudante de MBA Meital Shamia , o estudante de neurociência Roey Ravits e o pós-graduando de engenharia industrial Tomer Avitzur –  fossem capazes de construir o sistema de água , eles precisavam determinar qual a melhor forma de ajudar o povo do Minjingu . ” Sem entrar lá e ver os problemas com os nossos próprios olhos , nós não saberíamos o que fazer “, disse Roll. Ele , Raviv e o engenheiro de água Idit Zarchi viajaram para a Tanzânia um ano antes da delegação completa para avaliar as necessidades específicas da comunidade , falar com os líderes locais e os moradores e para definir uma meta que estava ao seu alcance .

“Quando as pessoas em Minjingu nos viram voltar depois de um ano , eles disseram, ‘ a primeira vez que vocês vieram aqui vocês eram meninos , agora vocês são homens “, Roll recordou , explicando que os tanzanianos estavam acostumados a receberem promessas com projetos humanitários que nunca chegaram a ser realizados . “Nós viemos com a nossa promessa , e isso significou muito para mim”, disse ele.

Como ele continua a planejar próximos projetos e recrutar voluntários , Roll está orgulhoso do sucesso que a pequena delegação alcançou até agora. ” Parece que realmente fez a diferença “, disse ele . ” Quando o projeto foi feito, meus amigos e eu só ficamos lá depois que todos tinham ido embora. Nós sentimos como se tivessemos realizado alguma coisa, algo grande ”

Quando o financiamento permitir, a equipe planeja voltar para a Tanzânia para expandir o sistema de aproveitamento das águas pluviais existente para 160 mil litros, e criar um similar para o centro médico da aldeia, para que eles também possam instalar painéis solares.

Fonte: nocamels.com