EXPERIÊNCIA DE ISRAEL PODE AMPLIAR COMPETITIVIDADE BRASILEIRA

A partir da experiência israelense, Fenasbac quer criar um grupo de trabalho que troque experiências e inicie um novo ciclo na competitividade brasileira

Representantes do cooperativismo conheceram no dia 25 de junho um pouco mais sobre inovação, durante encontro com o CEO da Ideally Roads, Oren Gershtein. O evento foi promovido pela Federação Nacional dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) e contou com a presença de representantes do Setor Financeiro Nacional, incluindo cooperativas de crédito, da Universidade de Brasília e, ainda, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.

Durante o encontro, Oren que também é consultor, compartilhou sua experiência em garantir que países e empresas de todo o mundo desfrutem dos benefícios da inovação global, discorrendo sobre o modelo que levou seu país natal – Israel – ao 2ª lugar no ranking de inovação pela Global Competitiveness Report.

Israel possui um ecossistema de tecnologia e inovação interligados, que proporcionam o surgimento de novos modelos de negócios. O país reúne, ainda, algumas características singulares: 1º no ranking global de startups per capita; 1º no ranking global % do PIB investido em Pesquisa e Desenvolvimento; possui 500 Multinacionais; possui 1.144 Startups de Inteligência Artificial (AI); possui 421 Startups de Internet das Coisas (IOT); e registrou US$ 25 bilhões, em 2017, com exportação de tecnologia e conhecimento.

Segundo informações apresentadas pelo consultor, as despesas com Pesquisa e Desenvolvimento em Israel giram em torno de R$ 43 bilhões, sendo que 86% desse valor são provenientes do setor privado e, ainda, 49% dos investimentos têm origem em capital estrangeiro. Esse cenário demonstra que, atualmente, o governo israelense quase não financia o setor de inovação e que boa parte dos recursos são do setor privado e estrangeiro.

Grupo de Trabalho

Israel tem mais startups, cientistas, recursos de venture capital, engenheiros, profissionais de tecnologia e patentes médicas do que qualquer país do mundo em termos per capita. Isso ocorre a partir de um modelo único de construção de ecossistemas de inovação em um arranjo entre governo, academia e iniciativa privada.

Com base na experiência israelita, a ideia da Fenasbac é criar um ecossistema institucional, ou seja, um grupo de trabalho que troque experiências e inicie um novo ciclo na competitividade brasileira, por meio de investimentos em pesquisas, networking, conexões de pessoas com grandes empresas, universidades, centros de pesquisas e incubadoras de inovação.

Fonte: OCB – Assessoria de Imprensa.