Folha passa a publicar serviço de transporte público do Moovit.

A Folha passa a publicar informações sobre transporte público do Moovit, aplicativo de navegação social grátis que, por meio de dados gerados por seus usuários, mostra possibilidades de locomoção em tempo real.

Assim, o paulistano pode escolher quais as melhores combinações de ônibus, metrô e trem para se locomover em São Paulo.

O Moovit indica também a situação de seis importantes eixos da cidade a partir da avenida Paulista, permitindo ao usuário ter um panorama rápido da situação do transporte em São Paulo.

“É o único aplicativo que combina dados de trânsito com a localização dos meios de transporte (ônibus, trem e metrô) e com as informações da comunidade (o chamado crowdsourcing), ou seja, a localização de seus milhares de usuários em tempo real”, diz seu CEO, Omar Tellez.

Em São Paulo, a compilação começa com um fluxo de informações enviadas pela SPTrans sobre as linhas e pontos em funcionamento. Depois são acrescentados os dados dos GPS instalados nos ônibus, o que permite saber a posição de cada um e se, por exemplo, sofreram algum problema mecânico.

A esses dois itens o Moovit adiciona dados que recebe dos seus próprios usuários. Com isso, é capaz de calcular a velocidade média dos veículos em cada linha e estimar o tempo de viagem.

“Ademais os nossos usuários podem nos informar as condições de cada veículo, como lotação (vazio a cheio), ar condicionado (frio a quente), estado de conservação (péssimo a ótimo), classificação do motorista (péssimo a ótimo)”, afirma Tellez.

Disponível em 15 idiomas, o Moovit cobre 130 cidades de 27 países. No Brasil, são 10 municípios, e o plano é abranger as maiores capitais.

“Nossa maior dificuldade no mercado brasileiro é conseguir os dados dos itinerários, rotas, linhas, frota, informações básicas sobre o transporte público”, diz o CEO da companhia. “A maioria das cidades não tem esta informação de forma organizada e quando as tem não estão abertas para o público em geral. A cultura da política de dados aberto no Brasil ainda está engatinhando”, afirma Tellez, que elogia o trabalho da SP Trans.

Disponível para Android e iOS, o aplicativo soma 950 mil downloads no Brasil. O objetivo é chegar a 4 milhões até o final do ano. Em todo o mundo, são 5 milhões de downloads, com meta de chegar a 13 milhões até dezembro.

A empresa foi criada em 2011 em Israel e já recebeu aportes de alguns fundos de investimento –entre eles o Sequoia, o mesmo que investiu no aplicativo de mensagens WhatsApp.

Você também pode baixar o Moovit no seu celular (Android ou iOS ).

Saiba mais no site: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/04/1438303-folha-passar-a-publicar-servico-de-transporte-publico-do-moovit.shtml