Franquia ou uma marca licenciada?

abpi.empauta.com

Brasília, 24 de julho de 2017
Estado de Minas | MG
Marco regulatório | INPI


OPINIÃO
O Brasil é considerado um dos países mais empreendedores do mundo, mas, apesar do espírito empreendedor, muitas empresas não sobrevivem aos primeiros anos devida. A estimativa é que seis em cada 10 empresas fecham as portas antes mesmo de completar 5 anos.

A boa notícia é que os interessados em empreender podem contar com um amplo leque de opções. Além de começar do zero, é possível ainda escolher entre comprar uma franquia ou licenciar uma marca. É claro que a escolha depende muito do tipo de negócio e do perfil do empreendedor.

Na franquia, compra-se um sistema de gestão. O pacote é mais “completo” e tem pouco espaço para inovar, já que é preciso seguir o mesmo padrão em toda a rede. O bônus para quem escolhe esse sistema é que receberá não só uma marca consolidada e testada, mas também toda a tecnologia, conhecimento sobre a produção, comercialização e distribuição dos produtos, além de todo o suporte e treinamento da franqueadora.

Já no licenciamento de marca, o licenciador entrega apenas a liberação para uso da marca e o licenciado vende os serviços ou produtos que são indicados pelo licenciador. Uma grande vantagem é a possibilidade de inovação. O investidor tem mais liberdade para empreender e pode criar processos únicos de gestão. A empresa também estará suportada por uma marca de curabilidade e a principal vantagem é fazer as coisas como deseja dentro do seu negócio.

Nos dois modelos, o investidor, seja ele franqueado ou licenciado, usa a marca da empresa e paga royalties ao fundador. Para o licenciamento ser legal e amparado por lei, a marca tem que estar registrada no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi ).

Em geral, o valor para licenciar uma marca costuma ser bem mais baixo, já que na maioria dos casos não tem taxa de adesão à rede. Esse modelo de negócios funciona muito melhor para marcas arrojadas e inovadoras e o investidor também precisa ser ousado e disposto ao risco.

Não existe o melhor modelo, e sim o modelo ideal para cada perfil. Se você tem o desejo de empreender e não sabe por onde começar, avalie suas características pessoais para fazer a melhor escolha. Empreender é um caminho que implica muitos desafios. É preciso escolhê-los sob medida para você!