Fundos de Tecnologia Israelenses Continuarão Crescendo em 2019?

Newsletter 02 Mai 2019

Sem dúvida, os fundos tecnológicos em Israel tiveram, ano passado, outro período de forte atividade.

Segundo relatório do Centro de Pesquisa IVC e do ZAG S & W, que abrange o setor de fundos em 2018, a tendência dominante na indústria foi o foco dos investidores em um número menor de empresas e valores mais altos. O efeito de mega-rodadas é bem observado na tecnologia israelense: houve 24 mega-rodadas (mais de US $ 50 milhões) em 2018, chegando a 31% do total de financiamentos e empurrando o valor para US $ 6,47 bilhões, mais do que o dobro do valor em 2013.

A participação de Israel é apenas uma fração do fenômeno mundial da mega-rodada, com os EUA liderando a tendência. Um número menor de vencedores recebeu a recompensa, o que significa que as coisas estão parecendo menos otimistas para a maioria. Na verdade, os acordos de menor alcance, abaixo de US $ 5 milhões, representaram menos de 10% dos investimentos totais de capital durante 2018, em 352 transações, com valores semelhantes aos de 2013 (página 16 do mencionado relatório). Em outras palavras, quase 60% das transações no último ano receberam menos de 10% do total do financiamento.

A economia desta situação – uma espécie de “Princípio de Pareto” para start-ups – funcionará enquanto o dinheiro continuar fluindo. No entanto, esse comportamento também levanta questões difíceis sobre o que acontecerá quando a música parar? Um olhar mais atento à economia global atual deixa espaço para preocupação com os recursos de financiamento locais nos próximos 12 meses.

Em primeiro lugar na lista de presságios preocupantes está o aumento da taxa de juros nos EUA, que já causou efeitos dramáticos em Wall Street. Em seguida, estão as relações EUA-China e outros conflitos comerciais globais e, por último, o medo de um colapso econômico global.

Tudo isso poderia afetar negativamente o nível de financiamento alocado para classes de ativos alternativos em geral e as alocações para a tecnologia israelense em particular. É fácil imaginar um cenário em que 2019 não atingirá os níveis que vimos em 2018. No entanto, com exceção de um tipo de cisne negro de 2008 no horizonte, o financiamento disponível local também não tropeçará demais.

Fonte: Israel Trade

← Empresas israelenses combatem a fome com tecnologias inovadoras ISDEF: Grande evento de segurança acontece em Israel em Junho →

Leave A Reply

Comments are closed