Fundos de Tecnologia Israelenses Continuarão Crescendo em 2019?

Sem dúvida, os fundos tecnológicos em Israel tiveram, ano passado, outro período de forte atividade.

Segundo relatório do Centro de Pesquisa IVC e do ZAG S & W, que abrange o setor de fundos em 2018, a tendência dominante na indústria foi o foco dos investidores em um número menor de empresas e valores mais altos. O efeito de mega-rodadas é bem observado na tecnologia israelense: houve 24 mega-rodadas (mais de US $ 50 milhões) em 2018, chegando a 31% do total de financiamentos e empurrando o valor para US $ 6,47 bilhões, mais do que o dobro do valor em 2013.

A participação de Israel é apenas uma fração do fenômeno mundial da mega-rodada, com os EUA liderando a tendência. Um número menor de vencedores recebeu a recompensa, o que significa que as coisas estão parecendo menos otimistas para a maioria. Na verdade, os acordos de menor alcance, abaixo de US $ 5 milhões, representaram menos de 10% dos investimentos totais de capital durante 2018, em 352 transações, com valores semelhantes aos de 2013 (página 16 do mencionado relatório). Em outras palavras, quase 60% das transações no último ano receberam menos de 10% do total do financiamento.

A economia desta situação – uma espécie de “Princípio de Pareto” para start-ups – funcionará enquanto o dinheiro continuar fluindo. No entanto, esse comportamento também levanta questões difíceis sobre o que acontecerá quando a música parar? Um olhar mais atento à economia global atual deixa espaço para preocupação com os recursos de financiamento locais nos próximos 12 meses.

Em primeiro lugar na lista de presságios preocupantes está o aumento da taxa de juros nos EUA, que já causou efeitos dramáticos em Wall Street. Em seguida, estão as relações EUA-China e outros conflitos comerciais globais e, por último, o medo de um colapso econômico global.

Tudo isso poderia afetar negativamente o nível de financiamento alocado para classes de ativos alternativos em geral e as alocações para a tecnologia israelense em particular. É fácil imaginar um cenário em que 2019 não atingirá os níveis que vimos em 2018. No entanto, com exceção de um tipo de cisne negro de 2008 no horizonte, o financiamento disponível local também não tropeçará demais.

Fonte: Israel Trade