Gigantes da tecnologia respondem o porquê de Israel ter o DNA da inovação

Com apenas 68 anos de trajetória, Israel já desenvolveu a reputação de um dos maiores centros de inovação do mundo. As grandes multinacionais do Vale do Silício já se instalaram na região e não é incomum ouvir sobre a aquisição de uma ou outra startup israelense.

Google, Facebook, Microsoft e Intel são algumas das gigantes entre 300 multinacionais que já abriram centros de pesquisa e desenvolvimento no país, empregando mais de 9 milhões de funcionários. A inovação (e o que traz a inovação) é um assunto muito discutido no programa Conexão Vale do Silício, do StartSe.

Mas o que faz de Israel um lugar com esse DNA de inovação? Executivos das empresas mencionadas acima fizeram uma palestra para cerca de 300 funcionários durante uma conferência em Tel Aviv, em que tentaram responder essa questão.

Google

Don Dodge, um desenvolvedor do Google, discursa: “Meu trabalho no Google é viajar pelo mundo e conversar com desenvolvedores, startups e investidores. Eu já estive em cada canto, China, Japão, Austrália, Europa, países nórdicos. Não existe nenhum outro país do mundo que pensa do mesmo jeito que nós do Google pensamos, além de Israel. É realmente a nação das startups. É um lugar especial, de se criar coisas”.

O Google, que possui sua sede em Mountain View, Califórnia, abriu seu primeiro escritório em Israel em 2006, quando tinha apenas cinco anos de vida. Hoje, a empresa emprega mais de 600 engenheiros no país, que trabalham diretamente em seu core business.

“Estamos falando de inovação, criatividade, enfrentar riscos para se ter uma boa percepção de como funciona o mercado. Isso é o que Israel faz, não é sobre o custo de mão de obra”, finaliza.

Facebook

Adi Soffer Teeni, o CEO do Facebook em Israel, disse que a companhia foi para o país pela primeira vez há três anos e agora já possui um centro de pesquisas e desenvolvimento e um time que trabalha diretamente com empreendedores locais.

Quando questionado sobre o porquê Israel ser um lugar único para empreender, Teeni respondeu:  “Existe talentos incríveis por aqui. Quando empresas se instalam no país, elas têm a oportunidade de contratar pessoas que pensam fora da caixinha, de um jeito bastante inovador. Algo acontece por aqui, há uma mágica e não é fácil de explicar exatamente o que é, mas todas as multinacionais que estão aqui se sentem em casa”, diz.

Intel

Roy Ramon, o diretor de operações do Intel Ingenuity Partner Programme, que ajuda startups a profissionalizarem e moldarem seus modelos de negócios, disse que a empresa emprega mais de 11 mil funcionários em toda região. A Intel se instalou em Israel há 40 anos e desde então vem rastreando o movimento de startups e negócios inovadores.

“A razão pela qual eu comecei esse programa de startups por aqui é porque quando você se encontra com uma delas, seus funcionários colocam o dedo na ferida e te contam exatamente o que você está fazendo de errado. Eles forçam você a sair da sua zona de conforto e estão fazendo isso por anos. São experts. Precisa de bastante coragem para uma startup chegar para uma gigante como a Intel e dizer que ela está fazendo tudo errado. É um tipo de cultura que não se encontra em nenhum outro lugar do mundo”, comenta.

Microsoft

Zack Weisfeld, gerente geral do programa Microsoft Global Accelerators, diz que a Microsoft possui um centro de pesquisas e desenvolvimento com aproximadamente mil funcionários desde sua criação, há 25 anos. Foi o primeiro centro que a companhia abriu fora de Redmond.

Weisfeld contou ao Business Insider que a Microsoft estava interessada em trabalhar com as startups locais – e possivelmente adquirir algumas – que estão liderando o caminho em campos como a inteligência artificial.

“Grande parte dos fundadores que encontramos em Israel são tecnólogos – não empresários, que estão tentando resolver um problema para assim encontrar um co-fundador que seja mais técnico. Eles realmente possuem propriedade intelectual e estão colocando-a para funcionar nas mais diversas áreas”, diz.

(via Business Insider)