Gigantes do setor de lácteos, Müller e Bel Group, investem em startup de produtos vegetais

A Yofix Probiotics, uma startup de produtos à base de vegetais, garantiu US$ 2,5 milhões para financiar sua expansão global, com “iogurtes” não-lácteos. As companhias de lácteos Müller Bel Group estão entre seus patrocinadores.

A startup israelense faz iogurtes à base de aveia, lentilha, sementes de girassol e gergelim e coco. A empresa diz que sua linha de produtos com “etiqueta limpa”, atualmente vendidos em Israel sob a marca ‘Only’, é fabricada usando um método de produção com zero desperdício. Suas três linhas — feitas com frutas; maçã e canela; e banana e maple — têm como alvo consumidores veganosflexitarianos intolerantes à lactose.

A empresa começou no programa acelerador The Kitchen FoodTech Hub em Israel, no qual garantiu uma rodada inicial de financiamento de US$ 2 milhões do Strauss Group e da Kraft Foods, entre outros. Depois, a Yofix ganhou € 100.000 (US$ 110 mil) no PepsiCo’s 2018 European Nutrition Greenhouse Programme.

Agora, a Yofix fechou uma rodada estendida de US$ 2,5 milhões com novos investidores, incluindo a Müller Ventures, da Alemanha, e o Bel Group, com sede nos EUA.

US$ 2,5 milhões para impulsionar a expansão

Segundo a Yofix, esta última rodada de financiamento ajudará a startup a levar sua linha de iogurtes à base de plantas para os mercados globais. Os US$ 2,5 milhões também permitirão à Yofix acelerar o desenvolvimento de sua plataforma tecnológica, a fim de aumentar seu portfólio alternativo aos lácteos.

“Esse novo fluxo abre portas para novas possibilidades”, disse o CEO da Yofix, Steve Grün. “Nos próximos anos, focaremos na expansão de nossa linha de alternativas aos lacticínios — que também inclui shakes de iogurte de aveia — no mercado global. O apoio também impulsionará o desenvolvimento de produtos baseados em plantas com rótulos mais limpos, que se estendem a queijos alternativos, sobremesas congeladas e alternativas ao leite — as perspectivas são ilimitadas”.

De fato, quando o FoodNavigator conversou com Grün, nesta mesma época do ano passado, ele nos disse que o processo de produção e os ingredientes da startup permitem alternâncias em fluidez e densidade. “Assim, podemos tornar o produto mais úmido e, em vez de consumir com colher, podemos criar um iogurte de beber”.

Gigantes de laticínios apoiam produtos sem leite

Duas importantes empresas de laticínios foram listadas entre os mais recentes patrocinadores da Yofix: o braço de risco da empresa alemã de laticínios Müller e o French Bel Group.

O portfólio da Müller inclui marcas subsidiárias e independentes, como Müller Quaker Dairy, Weihenstephan, Sachsenmilch e Käserei Loose. A empresa também produz manteiga, leite UHT, lactose em pó e proteína de soro de leite para marcas próprias.

As ofertas de queijo da marca Bel Group incluem The Laughing Cow, Boursin e Babybel.

Segundo o Bel Group, o investimento ocorreu porque a empresa está começando a explorar o setor não lácteo. “Ao participar da Yofix, estamos escolhendo nos aproximar dos novos players do mercado que possuem conhecimentos essenciais e estão desenvolvendo as inovações de amanhã”, disse a gerente da unidade de aceleração de produtos à base de plantas do Bel Group, Caroline Sorlin. “O Bel Group está entrando na arena dos produtos à base de plantas pela primeira vez, isso dá uma expressão concreta à nossa estratégia de combinar o melhor dos produtos lácteos com produtos à base de plantas”.

O FoodNavigator perguntou a Grün se o investimento da Müller ou do Bel Group lhes daria acesso ao IP baseado em plantas da Yofix, agora ou no futuro. “As futuras cooperações provavelmente serão discutidas ainda este ano”, disse o CEO da Yofix nesta publicação. “Não podemos revelar mais detalhes neste momento, mas obviamente, empresas líderes de laticínios como Müller e Bel Group estão olhando para o mercado de alternativos lácteos e procurando inovadores, como a Yofix, para entregar produtos ‘limpos’ e saborosos, à base de plantas”.

As informações são do FoodNavigator, traduzidas pela Equipe MilkPoint.